Comunidade Quilombola em Mocajuba recebe oficinas da Fundação Curro Velho
Os moradores da comunidade remanescente de quilombolas São José de Icatu, no município de Mocajuba, participam de duas oficinas oferecidas pela Fundação Curro Velho. As oficinas são de revitalização da memória cultural e ambientação do espaço, ministradas pelo educador Anis Abdul Khakel e pelo artista plástico Margalho Açu. As oficinas iniciaram no dia 3 e encerram no próximo sábado, dia 14, marcando a inauguração do conjunto habitacional “Climério Rosa Rodrigues”, construído pelo Governo Estado por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab).
O artista plástico Margalho Açu explica que a oficina de ambientação do espaço envolve crianças, jovens e adultos. “Um dos passos da oficina é entrar na floresta, colher suportes naturais, coisas como folhas, sementes, entre outras. Vamos despertar para a cultura local”. Já o educador Anis Abdul, que ministra a oficina de revitalização da memória cultural, conta que pretende resgatar a memória cultural da comunidade quilombola. “Queremos resgatar o samba de cacete, a capoeira angola, resgatar a história da comunidade de Icatu”.
O presidente da Associação de Remanescentes de Quilombolas São José de Icatu, Floriano Lopes Farias, informa que no sábado, dia 14 de abril, serão inaugurados a escola municipal Arthur Igreja; a padaria “Fruto da União”, uma parceria entre a Casa Civil e a Cohab; o sistema de abastecimento de água e as 50 casas do conjunto habitacional “Climério Rosa Rodrigues”, que presta homenagem ao homem responsável por fundar a associação de moradores da comunidade.
Floriano Lopes ressalta que as oficinas ministradas pela Fundação Curro Velho envolvem toda a comunidade de Icatu, crianças, jovens e adultos. “No sábado vamos apresentar a dança da moçada, dança da fogueira, samba cacete e a capoeira angola, que está sendo resgatada durante as oficinas. As crianças estão valorizando a capoeira angola, que é uma tradição do povo africano, que está sendo resgatada pela nossa comunidade que nem todos conheciam”.
Texto:
Andreza Gomes – FCV
Fone: (91) 3184-9102 (91) 3184-9102 / (91) 8890-0357 (91) 8890-0357 / 81150902
Email: andreza_gomes@ig.com.br
Fundação Curro Velho
Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287. Belém-PA. CEP: 66113-070
Fone: (91) 3184-9100 (91) 3184-9100 / 9102 / 9103
Site: www.currovelho.pa.gov.br
Email: gabinete@currovelho.pa.gov.br
<O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>