• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Memórias quilombolas no CurtaDoc

“Rastros do Quilombo”, episódio do CurtaDoc que estreia no SescTV nesta terça-feira, 10, às 21h, faz um resgate da cultura quilombola, através das memórias de descendentes de escravos. Em cartaz, os documentários “Charqueada, Vida salgada no tempo” (2003), de Waltuir Alves, “Vissungo – Fragmentos da tradição oral” (2009), de Cássio Gusson e “Morre Congo, fica Congo” (2001), de Délcio Teobaldo.

Mahomed Bamba, professor de cinema da Universidade Federal da Bahia, é o convidado especial que fala sobre o tema e comenta os curtas. Para ele “os quilombolas são o registro dessa memória que alguns acham estar perdida”. O programa é uma realização da produtora Contraponto e conta com reapresentações na quarta-feira, à 1h e às 15h; quinta às 9h; sábado às 22h; e domingo às 19h.

Memórias quilombolas no CurtaDoc II

As memórias e cantorias de fé de um homem com mais de 100 anos, filho de escravos, estão registradas em “Charqueada, Vida salgada no tempo”, de Waltuir Alves. O documentário mostra um pouco da vida do “Seu Charqueada” e sua devoção a Nossa Senhora da Abadia, o que faz com que todos os anos ele percorra mais de cem quilômetros de bicicleta, para cumprir um voto feito pela sua mãe quando ainda era criança.

“Vissungo – Fragmentos da tradição oral”, de Cássio Gusson, busca resgatar uma cultura quase extinta, ao trazer a história dos vissungos, cantos ritualísticos que mesclam palavras do português com o idioma africano, executados pelos escravos no século 17.

Uma tradição é revelada em “Morre Congo, fica Congo”, de Délcio Teobaldo. O curta registra o Jongo Rural, manifestação oral-rítmica dos remanescentes de quilombos, com pontos falados, cantados e acompanhados de palmas e tambor. A prática é exposta através de depoimentos dos seus cinco últimos mestres: Carmo Moraes, na época, com 82 anos de idade; Dona Luisa, 67; Zady Rita, 62; Rosalvo Bernardo, 57 e Zé Adriano, 78.

No “Curtas Palavras”, quadro exibido no último bloco do programa, o tema é Formação. Falam sobre o assunto, o documentarista Evaldo Mocarzel , os cineastas Christian Saghaard e Jean-Claude Bernadet e o cineclubista Diogo Gomes dos Santos.

O SescTV apresenta a segunda temporada do CurtaDoc, com 52 programas inéditos e exibição de 170 documentários brasileiros. A série abre espaço para realizadores de todo o Brasil e provoca a reflexão sobre o fazer documentário.

<O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo