• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Fundação Tancredo Neves participa da Bumbarqueira

“Bumbarqueira” é um termo utilizado no nordeste paraense que significa “grande festa”. O termo foi escolhido para batizar a grande festa de Momo que toma conta da cidade nesta época de folia e para mostrar o quanto o carnaval do Pará acredita na união e no fomento da cultura. A Bumbarqueira acontece no dia 11 de fevereiro e reunirá quase 2 mil participantes entre artistas e brincantes dos blocos de Belém e de vários municípios paraenses.

Serão grupos de carimbó, blocos, fanfarras e bandas carnavalescas que formarão os cortejos, que terá passarão por diversos pontos do centro histórico da cidade. O evento é uma realização do Governo do Estado, via Secretaria Especial de Promoção Social. Com coordenação da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Funtelpa, Curro Velho, Fundação Carlos Gomes, Instituto de Artes do Pará, Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).
 
Segundo a Diretora de Interação Cultural Lucinnha Bastos, a Bumbarqueira é um carnaval que quer valorizar a cultura paraense, promovendo o encontro de diversas manifestações culturais. “Não se trata de um regaste, e sim de mostrar para as pessoas como essas manifestações sempre existiram e continuam fortes”.
 
Lucinnha Bastos ressalta que a grande preocupação deste ano é promover o encontro de grupos culturais históricos e contemporâneos do Carnaval paraense, além de campanhas de conscientização sobre o meio ambiente, saúde, educação, direitos humanos e preservação do patrimônio histórico e cultural. “Vai ser muito bom ver um Carnaval onde as pessoas não joguem lixo no chão e consigam se divertir com toda a família”, diz a Diretora.
 
Cortejos
 
A Bumbarqueira terá dois cortejos com duração de uma hora, das 18h às 19h. O primeiro sairá do Ver-o-Peso, passando pela avenida Portugal, pela rua João Diogo, contornando a Praça Felipe Patroni, se dirigindo ao palco principal na Praça Dom Pedro II. O segundo sairá simultaneamente da Praça do Carmo, passando pela rua Dr. Assis, pela travessa Gurupá, pela rua Dr. Malcher, pela Igreja da Sé, pela rua Tomásia Perdigão e termina também no palco principal.
 
O cortejo do Ver-o-Peso contará com o Bloco Folia da Limpeza, Palhaços Trovadores, Banda Arte Show, Bloco da Solidariedade, Boi de Máscaras Tinga, Bloco Os Irrecuperáveis, Bloco da Sereia, Bloco do Rei, Bloco Abelha da Saudade, Cordão Mascarados Fobó, Império Romano, Fofó das Virgens, Sereias do Mar, Boi de Máscara Vaidoso, Uiaboys, Bloco Maria Quitéria, Bloco Chulé de Pato.
 
Já o cortejo da Praça do Carmo reunirá o Bloco Folia da Limpeza, Cordão do Peixe Boi, Bloco Elka, Escola de Samba Deixa Falar, Pretinhos do Mangue, Bloco da Velha, Veludinho Mirim, Bloco Filhos de Glande, Grupo Os Quilombolas, Banda Cantidio Gouveia, Fofó do Lino, Pretinhos, Raízes da Terra, Cordão da Bicharada, Flor do Mangue, Bloco do Kaveira, Chibé da Galera, Mangal dos Urubus.
 
Palcos
 
A festividade terá três palcos: Praça do Pescador (Ver-o-Peso), na tenda da Praça do Carmo e o principal na Praça Dom Pedro II. As apresentações começam às 15h30 e seguem até às 18h nos palcos da Praça do Pescador e Praça do Carmo, com as participações do grupo Sereias do Mar, Uiaboys, Marquinho Melodia e Grupo Sambelém, Banda Frevo Maior, Pinduca e banda, Edilson Moreno, Banda Arte Show, Raizes da Terra, Afoxé Italemi Sinavuru, cordão da Bicharada, Pretinhos, Flor do Mangue, Cordão do Peixe Boi.
 
Já no palco principal na Praça Dom Pedro II a programação segue até às 21h com as atrações: Amazônia Jazz Band, Bateria Show Crias do Curro Velho, Bateria Show das Escolas de Samba, Encontro dos Estandartes dos blocos e Banda Acordalice. Além de toda a programação envolvendo shows e cortejos, a Bumbarqueira contará com o desfile das Crias do Curro Velho, às 9h, com concentração na Praça Brasil e com o Baile Infantil Curro Velho, das 11h ás 13h, na Fundação Curro Velho. Na Fundação Tancredo Neves, acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro, das 19h às 23h, o Baile Tradicional de Carnaval “Quanto Riso, Oh! Quanta Alegria”, com a banda Orlando Pereira e a Banda Sayonara.
 

 

<O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo