Comunidade Quilombola de São Miguel do Iguaçu recebe Projeto da UNIGUAÇU/FAESI
O projeto intitulado “Brincar e Sorrir” compreendeu a realização de brincadeiras de dobradura, pintura facial, contação de histórias, teatro, circuito psicomotor e dinâmicas diversas. Foi um projeto realizado através do Laboratório de Orientação Pedagógica e Psicológica (LOPPIS).
Foram momentos de lazer e alegria para os integrantes da comunidade além de promover a integração comunitária e familiar, já que as crianças brincaram acompanhadas dos adultos, pais, irmãos e amigos.
No final, os participantes saborearam um delicioso cachorro quente acompanhado de um suco bem geladinho para aliviar o calor da tarde, turno em que foram realizadas as atividades.
O objetivo principal do projeto foi a recreação e a integração cultural/facial, com atividades de cunho contrário ao racismo, como a apresentação do teatro que tinha como inspiração o livro: “Menina bonita do laço de fita”.
A estudante Thiarliane Schwanck dos Santos citou que foi uma experiência marcante principalmente pela alegria que o grupo pode levar aos Quilombolas. “São crianças carentes que ficaram felizes com nossa visita que teve também a participação ativa dos adultos”.
O aluno Evandro Bernardi lembrou que a realidade dessas comunidades é bem diferente da nossa. “O momento que ofertamos para eles foi único e marcante”.
Para a acadêmica Patrícia Mendonça o momento foi de solidariedade. “Eles aprenderam tantas coisas novas e ficaram felizes”.
A professora e coordenadora do LOPPIS, psicóloga Kiara Heck, disse que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer parte da diversidade cultural existente no município. “E ainda desenvolveram atividades que levaram alegria a esta comunidade tão importante para São Miguel e também para a nossa história como brasileiros”.
São Miguel do Iguaçu é um município que possui uma riqueza cultural grande, pois tem uma aldeia indígena, uma comunidade quilombola dos descendentes de escravos, além de elementos da cultura européia existente no Sul do Brasil.
Assessor de Imprensa: Ademir José Jung (8406-0108)
Data: SMI – 09-11-11
Acesse www.faesi.com.br
<O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>