Governador e Ministro do MDA visitam Conferência da Juventude
Após o lançamento do Plano Safra 2011 na tarde desta segunda-feira (17), no auditório da Emater, o governador Confúcio Moura acompanhou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florense, à II Conferência da Juventude do Território Madeira-Mamoré, que está sendo realizada no Rondon Palace Hotel e prossegue até esta terça-feira (18), com a participação de cerca de 40 jovens que representam comunidades tradicionais – indígena, quilombolas e pequenos agricultores.
Na ocasião, recepcionados pela articuladora estadual dos Territórios e assessora do MDA, Ana Maria Avelar, e pelo articulador político nacional da Rede de Territórios em Rondônia e secretário da SEAD, Rui Vieira, Confúcio Moura disse que está havendo uma preocupação com a inserção dos jovens nas políticas governamentais, bem como na priorização dos programas sociais de erradicação da pobreza, como o Plano FutuRO, lançado recentemente. Ainda durante o lançamento do Plano Safra 2011 o governador destacou a necessidade de se trabalhar para que, principalmente, os jovens da área rural tenham melhores opções e oportunidades. “Não é possível um campo tão rico revelar os maiores índices de pobreza e baixa renda”, afirmou, destacando a necessidade de se inverter essa realidade.
O ministro Afonso Florence também destacou sua trajetória que, segundo ele, iniciou-se na militância pela inclusão da juventude nos espaços políticos. Ele destacou a criação da linha Pronaf Jovem e Pronaf Mulher no Programa Nacional da Agricultura Familiar e disse que as políticas para a juventude devem ser direcionadas ao presente. O ministro também elogiou a iniciativa do governo federal pelo chamamento à população na participação das conferências de diversas áreas, refletindo que essa é a melhor maneira de se garantir a participação da sociedade na indicação das políticas públicas.
Ainda durante a visita, os jovens Paulo Nunes do Carmo, de Nova Mamoré e Rhaiely Nascimento, do distrito de Cujubinzinho, solicitaram maior acesso para internet banda larga no meio rural e fortalecimento do transporte escolar em Nova Mamoré.
Aos jovens da conferência, o secretário Rui Vieira, fez uma breve explanação sobre a política territorial que está sendo implantada no Estado. Segundo ele, são quatro territórios já consolidados, aguardando a implantação de mais três.
A Conferência da Juventude do Território Madeira-Mamoré abrange os municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Guajará-Mirim. Na Política de Desenvolvimento Territorial, envolve a atuação de 13 ministérios, com 62 ações e movimentação de recursos na ordem de R$ 360 milhões.
Acompanharam a visita, o senador Acir Gurgacz; o deputado federal Padre Ton; o secretário de Estado da Agricultura, Anselmo Abreu; o delegado da DFMA, Olavo Nienow, a Secretária do Desenvolvimento Territorial do MDA, Fernanda Corezola, além do Secretário Laudelir Muller, da Agricultura Familiar.
<O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>