Gestores municipais discutem situação das comunidades quilombolas
Fortalecimento institucional da Política da Igualdade Racial (Pir) nos municípios e a regularização fundiária das comunidades quilombolas foram alguns dos assuntos definidos como prioritários por gestores municipais no I Reunião do Fórum Intergovernamental da Promoção da Igualdade Racial (Fipir). O evento aconteceu na terça-feira (26), na sede da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), em São Luís.
As ações apontadas como importantes pelos gestores municipais no Fórum nortearão o trabalho deles nas comunidades quilombolas até o final do ano. Além disto, caberá a cada liderança fazer um diagnóstico atualizado das comunidades remanescentes de quilombos existentes nas suas localidades.
Durante o Fipri, os participantes buscaram definições e encaminhamentos, também, para atividades de capacitação de gestores nas áreas de Administração e Gestão Pública.
Para a secretária adjunta da Igualdade Racial, Benigna Almeida, reuniões como essa fortalecem a articulação dos gestores junto a coordenação estadual do Fórum e definem ações que visam a melhoria na qualidade de vida dos quilombolas.
Na reunião, os gestores discutiram temas como “O Cenário da Política de Igualdade Racial no Maranhão” e “Encaminhamentos na perspectiva das Políticas Públicas”.
Participaram da reunião, os representantes do Conselho Estadual da Igualdade Racial no Maranhão (Ceirma), Luiz Alves Ferreira; da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Aconeruq), Maria José Palhano; do Centro de Cultura Negra (CCN), Socorro Guterres; do Comitê Gestor Municipal, Paulo Dumas; e do Conselho Municipal Afrodescendentes, Marta Andrade.
Avaliação
Ao final, os gestores avaliaram a reunião como uma ação produtiva para o direcionamento das atividades cotidianas, além de significar avanço na luta pela implementação das políticas públicas nos municípios.
“É a oportunidade que temos de discutir os problemas comuns existentes nas comunidades quilombolas e termos uma maior interação com os outros gestores”, disse. Francisco Melo, gestor da PIR no município de Cajari.
O Fipir visa a implementação de estratégias que possibilitem a incorporação da Política de Promoção da Igualdade Racial nas ações governamentais de Estado e Municípios, mediante a promoção de ação continuada entre as três esferas de Governo (Federal, Estadual e Municipal),constituindo espaço de articulação dos organismos públicos.
<O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>