Comunidades quilombolas busca reconhecimento de mais quatro comunidades quilombola
Depois de conseguir a certificação nacional, que deu o título de comunidade quilombola ao Morro de Santo Antonio – localizada no município de Itabira, Minas Gerais -, o vereador Solimar José da Silva (PSDB) trabalha para conseguir o mesmo documento para mais quatro comunidades: Engenho, Gomes, Capoeirão e Morro do Laboreaux.
No dia 16 de abril, uma reunião entre o político e os líderes das localidades de Engenho e Morro do Laboreaux definirá os próximos passos do projeto. Depois será a vez dos outros dois povoados. “Vamos mostrar a eles o ‘caminho das pedras’”, declarou o vereador.
Segundo Solimar, cerca de 300 famílias, remanescentes de quilombo, moram nas quatro localidades. Com mais experiência sobre os trâmites, depois de conseguir o primeiro resultado, Solimar acha que será mais fácil pleitear a certificação, se a comunidade colaborar. “As pessoas precisam se conscientizar da importância do reconhecimento”, ratificou.
Entre os benefícios, estão o Bolsa Família diferenciado, planos de habitação, recursos para saúde, educação, etc. Somente de 2008 a 2011, mais de R$ 2 bilhões foram liberados pelo governo federal para programas quilombolas. Dinheiro que poderá ser investido em melhorias da qualidade de vida da população descendente de escravos também de Itabira.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>