Oficina sobre processo de reconhecimento quilombola na Marambaia
No dia 23 de outubro de 2010 a Associação de Remanescentes de Quilombos da Ilha da Marambaia (ARQIMAR) organizou, em parceria com o Centro de Assessoria Jurídica Popular Mariana Criola, uma oficina sobre o processo de reconhecimento como comunidade quilombola da comunidade da Ilha da Marambaia e a regularização do território como área quilombola.
Participou da atividade cerca de 50 moradores e a oficina foi realizada na Praia Grande, na Ilha da Marambaia.
A oficina é parte do projeto intitulado “O reconhecimento Quilombola como um caminho para o acesso aos direitos e à democratização racial”, desenvolvido pela ARQIMAR e apoiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos (FBDH).
A equipe do Mariana Criola conduziu a oficina que foi dividida em dois momentos: o primeiro foi um resgate sobre a história da ocupação da Ilha da Marambaia pelos atuais moradores e o segundo um debate sobre os processos judiciais, administrativos e políticos relativos ao reconhecimento quilombola.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>