Quilombolas de Olhos da Água fazem mutirão para a construção de casas
Quilombolas da comunidade Olhos da Água, em Tavares, Rio Grande do Sul, estão construindo 15 casas em sistema de mutirão. As casas fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida e que tem como público as comunidades quilombolas. Os quilombolas beneficiados foram selecionados através da Associação Comunitária Quilombola Vó Marinha de Olhos da Água/Tavares (RS).
O projeto técnico arquitetônico (elétrico e hidráulico) foi elaborado pelos arquitetos José Carlos Rodrigues e Vinicius Vieira, sem custo de elaboração para a comunidade. O projeto técnico social, foi feito pela Assistente Social Midiane Brito, do Iacoreq, com o apoio da Emater /Tavares.
Destaque para as mulheres, que marcaram presença forte e ativa em todas as etapas do mutirão, desde a preparação da massa, até o levantamento das paredes.
As casas de alvenaria têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, conforme especificações da Caixa Econômica Federal.
No último dia 6 de outubro foi entregue o Projeto da Comunidade Quilombola de Capororócas/TAVARES/RS na Caixa Econômica Federal, para a construção de mais 15 casas.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>