Ações de KOINONIA no Baixo Sul da Bahia
As atividades de KOINONIA assessorando as comunidades negras rurais e remanescentes de quilombo do Baixo Sul da Bahia estão em andamento.
O Programa Egbé Territórios Negros esteve em Camamu, em reunião com as lideranças das comunidades, para dar continuidade às ações de solidariedade na região por meio do “Apoio ao fortalecimento político e econômico das mulheres quilombolas”, em Convênio com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). O projeto atenderá 18 comunidades remanescentes de quilombo nos municípios de Camamu, Igrapiuna, Nilo Peçanha e Ituberá. A Primeira atividade será entre os dias 24 e 26 de setembro, reunindo 144 mulheres quilombolas.
Juntamente com as atividades com as mulheres quilombolas, o Programa Egbé vai promover outras capacitações nas comunidades. No dia 27 de setembro, a Assessora Ana Gualberto realizará uma Oficina de Formação em Direito Territorial Quilombola na Comunidade Pimenteira, no município de Camamu.
A reforma do Espaço Quilombola, projeto de comercialização coletiva de seis comunidades quilombolas de Camamu – que KOINONIA vem assessorando há um ano – está em fase de acabamento. O fomento para a implementação do Espaço Quilombola foi conseguido através de outro projeto apoiado pelo Programa ACUA (Activos Culturales Negros). A expectativa é de que no mês de outubro as atividades de formação em gestão e melhoria na qualidade dos produtos artesanais estejam em curso. A inauguração do Espaço Quilombola está, em princípio, programada para o início de novembro.
Com informações da Assessora Ana Gualberto, do Programa Egbé Territórios Negros
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>