• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

VI Seminário de Educação Diferenciada e Etnoconhecimento

A UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Programa Etnoconhecimento para um EtnoREconhecimento: a importância da educação diferenciada na/para a escola pública com qualidade social convidam para o

IV Seminário de Educação Diferenciada e Etnoconhecimento e II Encontro Luso-Brasileiro de Educação, Formação e Cultura. Os encontros acontecem nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, no Auditório Paulo Freire, Unirio – Av. Pasteur, 458, Urca, Rio de Janeiro. O tema será “Desafios de uma Educação Intercultural para a (Con)vivência”.

Apresentação

O Seminário, em sua quarta edição, apresenta-se com características inovadoras ao trazer para universidade a divulgação não só dos saberes acadêmicos de pesquisadores que investem sobre a temática abordada, como também, o trabalho realizado por professores e alunos-professores dos Cursos de Pedagogia, Normal Superior e Normal Ensino Médio, com os livretos bilingues produzidos a partir do programa. Ouviremos falar de outras dimensões de educação diferenciada: de gênero, de crianças e adolescentes em risco social, de mulheres privadas da liberdade, de pessoas surdas. Como também das ciências que encontram as fronteiras dos conhecimentos étnicos.

Objetivos

(a) Indicar o etnoconhecimento como fonte de conhecimento social e re-conhecimento de outras formas e lógicas de saberes, importantes ao desenvolvimento das sociedades humanas atuais mais democráticas e sem preconceitos.

(b) Demonstrar a importância premente da educação diferenciada em suas diferentes formas de atuação (de gênero, étnica, portadores de necessidades especiais, comunidades tradicionais, sócio-educativas, pessoas encarceradas, entre outras).

(c) Evidenciar a importância do etnoconhecimento e das vivências/experiências culturais, locais e singulares em um mundo globalizado, como pressupostos para a mediação nos processos ensino-aprendizagem que visam a transformação com qualidade social.

(d) Contribuir para o aprofundamento do conhecimento histórico cultural produzido pelas comunidades afro-descendentes, quilombolas e caiçaras no Brasil, bem como as comunidades ciganas e africanas estabelecidas em terras portuguesas.

(e) Destacar a importância dos trabalhos de pesquisas e ações interventivas em Educação, Saúde e Sexualidade tomando por base o etnoconhecimento e a metodologia da Educação pelos Pares (Peer Education).

(f) Aprofundar a discussão teórico-prática sobre a economia solidária e a organização possível das comunidades tradicionais de modo a melhor comercializarem seus produtos de artesanato cultural, investindo nas marcas e signos culturais específicos e com seu trabalho diminuírem sua pobreza estrutural.

(g) Identificar como alguns campos da ciência vêm conferindo status aos saberes étnicos e populares.

Público-Alvo:

Gestores, alunos e professores de (03) escolas de formação docente o Instituto de Educação Carmela Dutra, Instituto de Educação Júlia Kubitschek e o Instituto de Educação Carlos Pasquale e demais escolas da rede estadual de educação interessadas nas temáticas a serem desenvolvidas;

Educadores e alunos das escolas diferenciadas indígenas das aldeias guaranis Mybiá do Estado do Rio de Janeiro;

Gestores, Professores e alunos dos cursos de formação docente em curso superior, público e privado;

Alunos, pais e professores das escolas de remanescente de quilombos;

Pesquisadores e alunos-bolsistas que se interessam nos desdobramentos das temáticas;

Gestores, Professores e educadores das escolas sócio-educativas do sistema DEGASE;

Gestores, Professores e educadores de escolas do sistema prisional;

Gestores, Professores e alunos das escolas de ensino fundamental;

Gestores, educadores e alunos das ações comunitárias que integram o programa;

Pessoas ligadas a movimentos sociais interessados nas discussões do evento;

ONGs, OCIPs e demais instituições que agregam trabalhos acerca da temática;

Autoridades do Sistema Educacional Brasileiro em Educação e Educação Diferenciada;

Autoridades dos Poderes Legislativo do Estado do Rio de Janeiro e Municípios;

Comunidade Científica em geral;

Órgãos da Sociedade Civil Organizada.

 

Saiba mais sobre programação e inscrição, acessando:

http://www.unirio.br/proetno/IVseminario.html

Twitter: http://www.twitter.com/gruponiesc

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo