• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Assinado convênio de Telecentros Quilombolas no Espírito Santo

Ministérios do Planejamento e das Comunicações promoverão a inclusão digital nas Comunidades Quilombolas do ES.

No dia 22 de junho, terça-feira, em Brasília/DF, durante a 9ª Oficina para Inclusão Digital, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica, para o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – TELECENTROS BR. Entre o Ministério do Planejamento e Orçamento e o IGES – Instituto de Gestão Social do Terceiro Setor, para implantação de 20 (vinte) Telecentros, que serão distribuídos por todo estado do Espírito Santo, mais especificamente, nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus, Ibiraçu, Santa Leopoldina, Itapemirim, Presidente Kennedy, Cachoeiro, Jerônimo Monteiro, Alegre e Iúna. Desses Telecentros, 18 (dezoito) serão implantados em comunidades quilombolas.

Para a execução da proposta o IGES formalizou Termo de Parceria com o Instituto CIVITAS dos Direitos da Cidadania, que além de acompanhar a adaptação dos imóveis para implantação dos Telecentros, e o recebimento dos equipamentos e mobiliários, ficará responsável pela seleção, contratação e formação de bolsistas que farão a monitoria em todos os Telecentros, além de prestar assistência técnica e mobilizar recursos através de parcerias com o Governo do Estado, Prefeituras Municipais e Iniciativa privada.

O Responsável Técnico do projeto, e gerente do Instituto CIVITAS, Sr. Mozart José Serafim, que assinou o Termo de Cooperação em Brasília, disse que o Instituto pretende ampliar o atendimento nos Telecentros, com o programa arca das letras do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e com o programa “Cinema Mais Perto de Você”, do Ministério da Cultura.

O espaço Telecentro, deve ser mais que um espaço para acesso à Internet, precisa se transformar num espaço de vivência e de verdadeira inclusão social, onde crianças, adolescentes, jovens, adultos e a 3ª Idade, terão a oportunidade de ler, conhecer, pesquisar, estudar, brincar, se comunicar e se inteirar de informações diversas, diariamente, através da rede mundial de computadores, da biblioteca e da projeção de filmes nacionais.

Números:

20 (vinte) Telecentros;

40 (quarenta) monitores bolsistas;

24 (vinte e quatro) meses de convênio;

12 horas de funcionamento por Telecentro/dia;

120 atendimentos por Telecentro/dia;

3.000 atendimentos por Telecentro/mês;

Atividades:

Acesso público e gratuito à internet, para todas as idades;

Cursos de informática;

Auxílio na confecção de currículos, inscrições em concursos, ENEN, Vestibulares, etc.;

Disponibilização de 200 (duzentos) livros e 120 revistas em quadrinhos, para a população;

Projeção de filmes nacionais para a população;

Entre outras atividades;

Contatos:

Instituto CIVITAS – (27) 3025-2429

Mozart José Serafim (27) 9229-6484

e-mail: mozartserafim@yahoo.com.br

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo