I Encontro Nacional de Turismo em Comunidades Quilombolas no município de Registro
Entre os dias 7 (segunda-feira) e 10 deste mês, diferentes representantes da sociedade civil e de instiuições governamentais se reunirão para propor alternativas de desenvolvimento etnosustentável às tradicionais comunidades quilombolas.
Trata-se do I Encontro Nacional de Turismo em Comunidades Quilombolas, a ser realizado em Registro, interior de São Paulo. A intenção é estimular o debate e a construção de propostas de aprimoramento do turismo sustentável nessas comunidades.
Normalmente localizadas em áreas com importantes recursos naturais, as comunidades afrodescendentes tradicionais tornaram-se exemplo de sustentabilidade ambiental, resgate cultural e atração turística.
Segundo Fernando Ferreira, gerente de capacitação do Programa de Apoio ao Ecoturismo e à Sustentabilidade Ambiental do Turismo do MMA (Proecotur), existe uma necessidade de formular políticas públicas que apoiem o desenvolvimento de iniciativas de turismo entre estes povos. Outras informações no Proecotur, pelo telefone (61) 2028-1394.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>