Revista Veja faz campanha contra reconhecimento dos territórios quilombolas e indígenas
A Revista Veja publicou, em sua edição 2163, artigo intitulado A Farra da Antropologia Oportunista. Mais uma peça da já longeva campanha da grande imprensa contra as políticas de reconhecimento dos direitos territoriais de minorias étnicas, a matéria vem a público no momento em que Cezar Peluso, ministro do STF, distribui para julgamento seu relatório da ADIn 3219, que questiona o decreto nº 4887/2003, considerado um avanço na política de garantias territoriais para comunidades quilombolas.
O Núcleo de Análises em Políticas Públicas da UFFRJ – NAPP reúne em um dossiê, a íntegra da matéria da Revista Veja, as respostas dos antropólogos Mércio Gomes e Eduardo Viveiros de Castro, citados pela revista, a réplica da revista a Viveiros de Castro e sua tréplica, e as notas da ABA e de sua Comissão de Assuntos Indígenas. Disponibiliza, ainda, os textos de Eduardo Viveiros de Castro (citado pela Veja em sua réplica), de Kelly Oliveira, em comentário à matéria, de André Videira de Figueiredo, sobre o tratamento da questão quilombola pela grande imprensa brasileira, bem como a análise da matéria jornalística feita pelo blog Savoir-Faire. Ao final, foi anexado o dossiê Imprensa Anti-Quilombola, produzido pelo Observatório Quilombola, de KOINONIA.
O Dossiê está disponível em http://sites.google.com/site/nappufrrj/dossies/revista-veja
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>