I Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas da Bahia
1º Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas da Bahia – Rumo à construção do Conselho Estadual! O evento será realizado no período de 16 a 18 de abril, no Centro de Treinamento de Líderes – Itapoã, Salvador/BA. Serão disponibilizadas vagas para observadores (as), representantes da sociedade civil. Para fazer a inscrição basta baixar e preencher a ficha em anexo e depois enviar para o e-mail encontroquilombola@hotmail.com
O encontro está sendo organizado pelos Conselhos Quilombolas de Vitória da Conquista, Seabra, Bom Jesus da Lapa e Senhor do Bonfim.
Nos dias 16, 17 e 18 de abril, acontecerá no Centro de Treinamento de Lideres (CTL), em Salvador o 1º Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas da Bahia, que é o segundo estado com maior população quilombola do Brasil, com cerca de 500 comunidades distribuídas por todos os territórios baianos. O encontro reunirá lideranças quilombolas de todo estado da Bahia – Recôncavo, Sudoeste, Oeste I e II, Baixo Sul, Litoral Sul, Chapada e demais regiões.
O evento tem como um dos principais objetivos garantir a articulação e mobilização das comunidades quilombolas como forma de contribuir para o fortalecimento político do segmento no estado.
Outro foco do encontro é possibilitar a construção de estratégias comuns de enfrentamento do racismo institucional que inviabiliza o desenvolvimento das comunidades remanescentes de quilombo e impulsionar a criação do I Conselho de Comunidades Quilombolas da Bahia, que permitirá a construção de um espaço permanente de experiências, informações e definições de agendas políticas.
O 1º Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas da Bahia contará na mesa de abertura com a presença do Governador da Bahia, Jaques Wagner, do Ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade (SEPPIR), Eloi Ferreira de Araújo, da Secretária de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (SEPROMI), Luiza Bairros e de representantes da Fundação Cultural Palmares, entre outros convidados da sociedade civil e poder público.
Programação do encontro:
Dia 16 /03
19h – Solenidade de abertura – Representantes do Poder Público, quilombolas e da sociedade civil.
20h – leitura e aprovação do regimento
21h – Atividade cultural e coquetel
Dia 17/03
8h – Mesa I: Avanços e desafios após o decreto 4.887/03.
11h – Mesa II: Depoimento de comunidades com casos emblemáticos de perseguição e importância da participação da mulher e da juventude quilombola na luta por direitos.
12:30 – almoço
8h às 15h: credenciamento
14 às 18h – Grupos de discussão
Grupo I: Discussão sobre a composição, gestão e sustentabilidade do Conselho estadual de comunidades quilombolas
Grupo II: Discussão sobre as prioridades de atuação do Conselho estadual para o próximo período*
18h encerramento das atividades
20h atividade cultural
Dia 18 / 01
8 às 12h – Plenária final
8h – Exposição, discussão e aprovação das propostas dos Grupos de Trabalho sobre gestão e prioridades do conselho estadual
11h – Apresentação dos (as) conselheiros (as)
Para mais informações e INSCRIÇÕES:
Florisvaldo Rodrigues – Conselho Região Bom Jesus da Lapa (Comissão organizadora) – (77) 9991-0766 ou (77) 9979-4505
Nelson Nunes – Conselho Região Vitória da Conquista (Comissão Organizadora) – (77) 9985-7526 – (77) 8803-9526
Valmir dos Santos – Conselho Região Senhor do Bonfim (Comissão Organizadora) – (71) 9221-2575 – (74) 9198-8077
Ou através do e-mail: encontroquilombola@hotmail.com
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>