• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Inclusão digital chega a comunidades quilombolas de Paranaíba e Pedro Gomes

As comunidades quilombolas de Vila Raimundo e Família Quintino contarão, a partir desta semana, com laboratório de informática. Os equipamentos das unidades de inclusão digital foram doados pela Eletrosul como parte do programa Luz para Todos. O projeto de implantação foi desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Estado (Setas).

As salas são equipadas com cinco computadores e uma impressora. Nos laboratórios serão realizados cursos de informática para jovens e adultos, além de capacitações para docentes das escolas locais com o propósito de enriquecer o plano pedagógico. Um termo de cooperação será firmado com as prefeituras dos municípios para a disponibilização dos professores de informática. Nas duas comunidades o projeto vai beneficiar 550 pessoas.

As inaugurações acontecem hoje (25), às 15h, na escola João Chaves dos Santos, na comunidade Vila Raimundo em Paranaíba e no dia 27, às 9h, na sede da Associação Negra Rural Quilombola Família Quintino, em Pedro Gomes.

Luz para Todos

Lançado em 2003 pelo governo Federal o programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural e tem como finalidade acabar com a exclusão elétrica em todo o território brasileiro.

Tem como objetivo combater a desigualdade social por meio do fornecimento de energia elétrica às famílias de baixa renda que ainda não tem acesso a este tipo de serviço, além de fomentar o desenvolvimento econômico e social das regiões beneficiadas por meio da rápida interação entre os programas sociais federais, estaduais e municipais, como também a facilitação de outros serviços básicos como saúde, educação e saneamento.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo