• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Mobilização dos servidores do Incra

Os servidores do Setor Quilombola do INCRA, DFQ e Sedes Regionais estão se mobilizando contra o calamitoso estado de coisas a que são submetidos no trabalho.

Os servidores estão se articulando para organizar uma mobilização do Setor, na sede e nas Sedes Regionais, em repúdio ao descaso costumeiro que o governo e o INCRA vem tratando a política pública de regularização de territórios quilombolas.

Tudo começou após o mal estar gerado pelas alterações de IN, que demonstrando que os funcionários do Serviço Quilombola não possuem nenhuma autonomia para modificar ou mesmo sugerir procedimentos e rumos no próprio trabalho. Com o lamentável desfecho do processo, com a publicação da IN 56 em 07 de outubro; a sua revogação no dia 20 de outubro; e a republicação da IN 49 com novo nº, IN 57, em 21 de outubro, o grau de insatisfação chegou ao extremo e os servidores resooveram agir.

Esta sendo articulada uma reunião com o presidente do Incra, Rolf Hackbart e com a Dr. Débora Duprat (MPF – 6ª Câmara). Os servidores já conseguiram agendar a esta reunião com o presidente do Incra para a terça-feira, 3 de outubro. Internamente estão discutindo e estabelecendo uma pauta para estas conversas.

A idéia é finalmente agir e cobrar seriedade em relação à política. Os servidores destacam que não estão pedindo salários ou benefícios pessoais. Querem apenas trabalhar com condição e prestar um serviço com qualidade para os quilombolas.

Até hoje, a despeito de já terem se reunido com diretores, nenhuma das demandas foram atendidas ou se quer respondidas. Inúmeros problemas fazem parte do dia a dia do trabalho nas Sedes Regionais, sendo que em vários estados não houve sequer a institucionalização do trabalho.

“Apesar de tudo isto, chegamos ao final do atual governo sendo louvados publicamente pelo esforço desprendido. Está na hora de demonstrarmos publicamente que pouco foi feito frente à demanda, que com as atuais condições menos poderá ser realizado daqui pra frente com a coleção de derrotas que temos assistido”, destaca o representante dos servidores. Neste sentido, solicitam a todas as organizações, redes e pessoas envolvidas que resolvam apoiar esta movimentação dos servidores do INCRA que enviem manifestação à Presidência do INCRA diretamente pelo endereço <presidencia@incra.gov.br>, com cópia para nós no endereço <roberto.almeida@incra.gov.br> para que possam contabilizar os apoios recebidos.

Roberto Alves de Almeida

Taguatinga – DF

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo