Seminário debaterá a situação dos quilombolas
Entre os dias 28 e 30 de novembro, Montes Claros sediará o Seminário Integrado de Políticas para Comunidades Quilombolas, parte do Programa Brasil Quilombola (PBQ). O acontecimento está sendo organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Segundo a coordenadora do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR), Maria do Carmo Ferreira da Silva, foram convidados representantes de mais de 20 municípios do norte e nordeste do estado, onde há remanescentes de comunidades quilombolas.
– O seminário integrado busca promover a articulação das políticas públicas voltadas para a agenda dos quilombolas, nas áreas de infra-estrutura, saúde, assistência social, segurança alimentar e educação, explica.
Para a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Montes Claros, Vera Nice dos Santos (Brexó) esta é a oportunidade de se apresentar projetos para a melhoria da qualidade de vida, desta parcela da população.
O evento, será realizado no auditório do Hotel Monterey. São esperados o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o norte-mineiro Patrus Ananias, e o Ministro Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos de Souza.
Durante o Seminário, voltado para gestores públicos, conselheiros de saúde, educação e segurança alimentar, e coordenadores do FIPIR, PBQ e lideranças quilombolas, também será discutida a legislação federal (Leis 10.639 e 11.645) que regulamentam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>