BloQ – Etnicidade, Direitos e Quilombos
Está no ar o BloQ – Etnicidade, Direitos e Quilombos, um espaço para pensar políticas de reconhecimento étnico no Brasil e na América Latina, com ênfase na questão quilombola.
A equipe de BloQ é composta por: André Videira de Figueiredo, sociólogo, antropólogo e professor da UFRRJ; José Maurício Arruti, antropólogo, coordenador do LaPF- PUC/Rio e editor do Observatório Quilombola de KOINONIA e do Informativo Territórios Negros de KOINONIA; Jan Hoffman French, antropóloga e professora da Universidade de Richmond e Cesar Baldi, Professor de Direito Constitucional da ULBRA.
Textos em destaque no BloQ
André Videira de Figueiredo
– Dois Pesos, Duas Medidas
– Botando o BloQ na rua
José Maurício Arruti
– O que o alargamento da categoria índios tem que ver com o processo de nominação de “populações tradicionais”
Jan Hoffman French
– Definition of “indigenous”
Cesar Baldi
– Violência no campo: revisando conceitos
Botando o BloQ na rua
BloQ – Etnicidade, Direitos e Quilombos – surgiu da idéia de constituirmos (mais um) espaço para análise da conjuntura quilombola no Brasil. Talvez mais: pensar políticas de reconhecimento étnico na América Latina. Ou alguma coisa entre… discutir, analítica e propositivamente, a agenda dos direitos multiculturais, produzir conhecimento fora da academia, levantar poeira, testar consensos e dissensos. Esperamos que os comentários ensejem um debate que se prolongue por outros foruns materiais e imateriais, e que o BloQ resista para além da empolgação dos seus autores…
BloQ é composto por uma equipe de blogueiros/articulistas: José Maurício Arruti, antropólogo e coordenador do LaPF- PUC/Rio; Jan Hoffman French, antropóloga e professora da Universidade de Richmond; Cesar Baldi, Professor de Direito Constitucional da ULBRA e André Videira de Figueiredo, sociólogo, antropólogo e professor da UFRRJ.
Sejam bem vindos e não poupem comentários.
André Videira de Figueiredo
Acesse o BloQ em: http://etnico.wordpress.com/
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>