• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Ministro visita comunidade quilombola de Castainho

O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, dá sequência à série de visitas a comunidades atendidas pela Agenda Social Quilombola. O objetivo é conhecer de perto a situação fundiária, o acesso às políticas públicas e projetos de desenvolvimento local.

Depois de Alcântara (MA), no último 17 de julho, agora será a vez de Castainho, localizada no município de Guaranhus, em Pernambuco. O ministro chega à comunidade às 11h desta sexta-feira (7 de agosto), para reunir-se com lideranças da região. Antes, porém, terá audiência com o governador Eduardo Campos. O encontro será às 19h de hoje, em Recife, no Palácio do Campo das Princesas.

A comunidade de Castainho foi titulada no ano 2000 com uma área de aproximadamente 180 hectares. Mas não foram retirados os particulares que ocupavam as terras -procedimento denominado desintrusão-, o que impediu a efetiva titulação. Após a abertura de novo processo, conduzido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), há expectativa de um desfecho próximo.

As 170 famílias de Castainho dependem principalmente do cultivo e beneficiamento da mandioca. Embora Pernambuco tenha forte presença de remanescentes de quilombos, Garanhuns se destaca na história. O surgimento do povoado estaria relacionado ao Quilombo de Palmares, em Alagoas. Os relatos dão conta de que, pela proximidade geográfica, Castainho foi formado por sobreviventes ao ataque que dizimou a nação de Zumbi.

A Agenda Social Quilombola, articulada pela SEPPIR, envolve ações de 14 ministérios e órgãos do Governo Federal e tem orçamento previsto de 2 bilhões de reais para investimentos até 2011.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo