• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Reunião anual da SBPC tem Amazônia como tema

Boas notícias para os estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o país. A 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) inaugurou as conferências com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, que apresentou resultados parciais otimistas do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia & Inovação (PACTI) do triênio 2007-2010. O PACTI prioriza a consolidação do sistema nacional de C,T&I e a ampliação da inovação nas empresas. Para que o objetivo seja alcançado, de acordo com o ministro, “é preciso que haja articulações entre os institutos, empresas e universidade”.

Rezende destacou quatro prioridades de ação do PACTI, distribuídas em 21 linhas de 87 programas: a expansão e consolidação do sistema nacional de C,T&I; formação de recursos humanos; ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social; além de pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas. Para haver desenvolvimento socioeconômico relacionado a C,T&I, o ministro mencionou algumas ações, tomadas como metas. Dentre elas está o aumento dos investimentos globais em pesquisa e desenvolvimento (P&D) interno, que foi de 1,2% do PIB (produto interno bruto) em 2006, para 1,5%.

O salto na capacitação de pessoal será impulsionado a partir de implantação de 400 centros vocacionais tecnológicos no país, 600 novos telecentros, além da ampliação das olimpíadas de matemática, com a participação de 21 milhões de alunos e a concessão de 10 mil bolsas para o ensino médio, no próximo ano. De acordo com Rezende, no ano passado, foram investidos R$ 200 milhões para os grupos de pesquisa do país.

Embora o cenário seja otimista, dados da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), de 2008, indicam que dos 3.350 alunos matriculados no ensino fundamental, apenas um continua seus estudos e se torna um doutor. Existem, hoje, 114 mil doutores ativos em pesquisa, de acordo com os cadastrados no Currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o que corresponde a 0,06% da população. Comparativamente, em países considerados desenvolvidos, essa porcentagem chega a 0,4% de doutores na população.

Desenvolvimento sustentável da Amazônia

A Amazônia não foi escolhida como tema desta 61ª reunião Anual da SBPC por acaso: trata-se da maior reserva florestal e hidrológica do planeta, com recursos minerais estratégicos, como as maiores jazidas mundiais de minério de ferro. Com uma população superior a 20 milhões de habitantes, é ocupada por mais de 180 tribos indígenas e também por populações tradicionais, como quilombolas e caboclos. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ao longo das últimas duas décadas, a média de desflorestamento na região foi de 17.578 km2, impactando não apenas o equilíbrio que preserva os ecossistemas, mas também a economia e a sociedade.

Uma das ações do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) é o “Programa Integrado de C,T&I para a Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica”, com o objetivo de melhorar o número de pesquisadores atuantes com foco na região, que hoje correspondem a 7% da competência científica brasileira, embora corresponda a 60% do território nacional. A região amazônica possui 10 universidades federais, cinco estaduais e mais 10 centros universitários. Contribui com 8% do PIB e recebe apenas 2,5% dos investimentos nacionais em C&T, proporcionais ao número de pesquisadores brasileiros atuantes na região. Em 2008, 4.900 pesquisadores escolheram a Amazônia como objeto de pesquisa.

Mais SBPC

A Reunião Anual da SBPC segue até sexta-feira (17) com conferências, mesas redondas, simpósio, sessões de pôsteres, SBPC Jovem e exposições. Consulte a Programação Científica, a Programação de Pôsteres, da SBPC Jovem e da ExpoT&C.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo