Exposição de fotografias sobre Quilombos em município da Baixada Fluminense
A população de Duque de Caxias vai poder conhecer de perto um quilombo, de graça, em espaço aberto na Praça do Pacificador. Acontecerá na próxima sexta-feira, 10 de julho, às 17h, a abertura das exposições: “Remanescentes de Quilombos por Januário Garcia” e “Passado e Presente por Januário Garcia e Christiano Junior”. Os trabalham ficarão expostos até o dia 15 de agosto.
O palco reversível do Teatro Municipal Raul Cortez abrigará uma reprodução dos quilombos com fotos, onde o público vai poder vivenciar como era a vida dessas pessoas. Já na praça, vai estar exposta uma série de fotografias que retratam a trajetória desse povo.
Em mais de 30 anos de carreira observando e vivendo a realidade afro-brasileira, o fotógrafo Januário Garcia mostra uma pequena parte do resultado que capturaram suas lentes. Em paralelo, entre o passado e o presente, o fotógrafo português Christiano Junior, que viveu no Rio de Janeiro de 1862 a 1886, retrata com sensibilidade a presença do negro na sua época. A intenção é apresentar ao público um pouco da história de resistência do afro-brasileiro nos quilombos.
As exposições acontecem em comemoração aos dois anos do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica, que também está realizando nesta sexta-feira, dia 10, às 19h, a II Conferência Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>