Comunidade quilombola de Monte Alegre é destaque no Salão de Turismo
No dia 04 de julho, às 16h, a experiência dos descendentes de escravos no segmento de turismo étnico cultural e ambiental, na Comunidade Quilombola de Monte Alegre, será apresentada em workshop no espaço Núcleo de Conhecimento, durante o 4° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 2 a 5 de julho, durante o 4° Salão do Turismo, no Parque Anhembi, em São Paulo.
A comunidade Quilombola Monte Alegre que participou de oficinas de Gastronomia, Teatro, Artesanato, Dança afro, Maculelê, Capoeira de Angola, Corte e Costura no âmbito do projeto Turismo Étnico Cultural e Ambiental de Monte Alegre, iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Instituto Novas Fronteiras da Cooperação (INFC), gerou o resgate da cultura e auto-estima quilombola, incrementando o turismo da região.
Além das oficinas, que capacitaram cerca de 100 quilombolas, foram oferecidos cursos de Gestão Associativista e de Comercialização da Produção e dos Serviços. Isso para que a própria comunidade pudesse aprender a vender seus produtos e administrar os negócios gerados pela atividade turística de forma a promover melhorias para todos os moradores de Monte Alegre, explica a consultora do projeto Rosilã Jacques Pereira.
Com o tema Como agregar valor aos pacotes turísticos através da produção associada, o workshop debaterá as formas de incrementar a oferta nos destinos turísticos por meio do artesanato, cultura, agronegócio e gastronomia. Além do caso da Comunidade Quilombola, será apresentado o projeto Cardápio das 25 Cidades Históricas de Minas Gerais e a Rota das Gemas & Jóias no Rio Grande do Sul.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>