Igualdade racial e diversidade
Durante o feriado prolongado de Corpus Christi, o Itesp esteve presente em dois eventos simultâneos realizados em São Paulo. Um deles, com vistas ao respeito à diversidade sexual, foi a IX Feira Cultural LGBT, no Vale do Anhangabaú, realizada no dia 11, que antecedeu a XIII Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. A Fundação dividiu o espaço no estande da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC), ao lado de outras entidades como o Procon, Centro de Referência e Apoio a Vítima (Cravi) e Defensoria Pública do Estado de São Paulo. O evento reuniu mais de 100 tendas de moda, saúde, design, literatura, alimentação e informação, além de 40 ongs, movimentos de classes, entidades beneficentes e instituições religiosas de diversos segmentos que aproveitaram para divulgar seu trabalho para o público da feira.
Já de 10 a 12 de junho, a SJDC e a Secretaria de Relações Institucionais, em parceria com o Conselho Estadual de Promoção e do Desenvolvimento da Comunidade Negra, o Conselho Estadual dos Povos Indígenas e a sociedade civil organizada, realizaram no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial – Cepir. Quilombolas e servidores do Itesp estiveram presentes, com destaque para a participação do chefe de gabinete Alexandre Mustafa na abertura e de Carlos Henrique Gomes, assessor especial de quilombos da Fundação, em vários debates. Na próxima edição do Itesp On Line serão abordadas as propostas do eixo temático Terra e Moradia aprovadas na II Cepir – elas serão discutidas em conferência nacional
Em seu discurso, o Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, mencionou ações concretas do Governo do Estado relacionadas à promoção da igualdade racial, destacando o trabalho do Itesp no reconhecimento e apoio às comunidades quilombolas. “O Grupo Gestor de Quilombos coordenado pela Fundação Itesp e vinculado à Secretaria de Justiça, levou ao reconhecimento de 24 comunidades, sendo que seis delas já receberam seus títulos de posse”, lembrou o secretário. “Afirmar a importância da igualdade entre todas as raças e etnias é assumir compromisso com a necessidade de implementarmos ações afirmativas no seu mais amplo sentido que visem a concretização de tão almejada igualdade”. A conferência estadual foi finalizada com a apresentação e homologação da delegação e das propostas que serão encaminhadas para a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá de 25 a 28 de junho, em Brasília (DF), cuja missão é elaborar as políticas públicas para o setor.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>