Ministro Edson Santos diz que Alcântara é um desafio para o governo
O ministro de estado-chefe da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, participou, hoje (9), em São Luís, da solenidade de abertura da “II Conferência de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Maranhão”.
O evento aconteceu no auditório Fernando Falcão, na Assembléia e contou ainda com a presença do presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Étnico Racial, Luiz Salves Ferreira, do líder do Governo, deputado Chico Gomes (DEM) e do secretário de Direitos Humanos, Sérgio Tamer.
Edson Santos ressaltou a importância da participação do Estado e da sociedade na elaboração das políticas de igualdade racial, em especial as comunidades que defendem os direitos dos negros.
“Qualquer decisão nessa área tem que ter a participação da população negra, até por que as decisões tomadas levarão em conta a diversidade do nosso país. Por isso, a saúde, a terra, a educação passa por uma discussão que deve ser inserida a igualdade racial”, falou o ministro.
Ele fez referência às comunidades quilombolas do município de Alcântara, “um desafio que o Governo Federal caminha para uma definição de resgate a credibilidade junto” aos negros daquele município.
A conferência termina hoje (10). No encontro além dos debates e aprovações de proposições haverá a escolha dos delegados representantes do Maranhão na conferência nacional que acontecerá de 25 a 28 de julho, em Brasília.
O presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Étnico Racial, Luiz Salves Ferreira, disse que a conferência é a ampliação do espaço democrático étnico das populações que foram excluídas como negras, indígenas e ciganas. “Temos as instituições permitem que avancemos a fim de reduzir a desigualdade, e acima de tudo titular os territórios quilombolas. Se isso não for feito este país não é democrático”.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>