CNBB: bispos querem conhecer melhor os quilombolas
O grupo dos 13 bispos negros do Brasil se reuniu, no domingo, 26, durante a 47ª Assembleia da CNBB, em Indaiatuba (SP), para discutir, entre outras coisas, a situação dos povos quilombolas e povos tradicionais.
Os bispos querem conhecer melhor a situação dos povos quilombolas do Brasil para ver como apoiar suas lutas e reivindicações – disse o assessor nacional da pastoral afrobrasileira, Padre Ari, que participou da reunião, citado pelo site da CNBB.
Dados da Secretaria Especial para a Promoção da Igualdade Racial indicam que há 3.524 comunidades quilombolas no país, em 24 estados brasileiros.
Segundo o Padre Ari, a pastoral afrobrasileira quer saber, também, quantos santos negros existem no mundo e quantos, no Brasil, estão em processo de beatificação.
No mês de outubro, será realizado um seminário com os bispos negros para discutir a teologia que move a ação da pastoral afrobrasileira. No Brasil, há 447 bispos, dos quais 3% são negros.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>