• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Governo anuncia início das obras de casas quilombolas

Primeiras 74 casas serão construídas em Adrianópolis

O governo do Paraná anunciou que dará início, dentro de duas semanas, à construção das primeiras 74 casas do projeto Casa Quilombola em Adrianópolis. Os quilombolas são descendentes de escravos, que ainda vivem isolados em comunidades distantes das sedes dos municípios.

Durante a reunião, o presidente da Cohapar, Rafael Greca, disse que o governo vai defender a titulação da posse de terra para as famílias quilombolas. Segundo Greca, foram liberados R$ 4,9 milhões para a construção de 200 casas nas 13 comunidades quilombolas de Adrianópolis, no Vale da Ribeira e ainda a construção de casas e infraestrutura nas comunidades quilombolas de Palmital dos Pretos, em Campo Largo e Socavão, em Castro.

De acordo com o presidente da Cohapar, o Paraná é o primeiro estado da federação a adotar políticas de defesa da terra dos descendentes de escravos. O procurador geral do Estado, Carlos Marés, vai elaborar a defesa jurídica das terras. O Paraná é o único que possui esta política. Uma comunidade quilombola é diferente de um caso de ocupação irregular. O Governo do Paraná irá consentir a posse comunitária das terras para todas as comunidades do Estado, afirmou Greca.  

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo