Governo leva programa Troca Solidária à Mostra Nacional
O Governo do Tocantins por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social apresenta o Projeto ‘Troca Solidária’ durante a I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional que acontece em Salvador de 24 a 27 no Centro de Convenções da Bahia.
O convite foi feito pelo Ministério da Integração Nacional para participação no Painel de Projetos Inovadores. A intenção segundo a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende é apresentar os objetivos e resultados do Troca Solidária com as diversas comunidades do Estado principalmente com as famílias que fazem parte das Mesorregiões do Bico do Papagaio, com 25 municípios tocantinenses, e da Chapada das Mangabeiras que inclui os municípios da região do Jalapão.
“A Mostra terá representantes de todas as regiões do país e será uma oportunidade de apresentar o Estado do Tocantins, principalmente com o Projeto ‘Troca Solidária’ que visa o desenvolvimento das comunidades e famílias em situação de vulnerabilidade social”, afirmou Valquíria Rezende.
O encontro propagará ações implementadas e discutirá a Política Nacional de Desenvolvimento Regional, que busca a redução das desigualdades regionais e a dinamização das potencialidades das regiões brasileiras. Objetivos paralelos ao do projeto Troca Solidária que verifica justamente essas condições.
Troca Solidária
O Projeto ‘Troca Solidária’ do Governo do Tocantins existe há quase dois anos.
Em 2008 atendeu mais de 14 mil famílias em 28 Assentamentos, quatro Comunidades Quilombolas, seis Associações de Pequenos Produtores, seis Núcleos de Pioneiros Mirins e uma Aldeia Indígena. A Troca é um ponto de encontro promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social onde os beneficiários de programas e projetos sociais podem se encontrar e trocar o que produzem entre si. A equipe do projeto trabalha como intermediária no processo, no intuito de organizar e incentivar a produção com qualidade. A intenção é que as comunidades adquiram o hábito de organizarem as suas próprias feiras de trocas.
Além da Troca Solidária o Tocantins também será representado pelas comunidades das regiões do Bico do Papagaio e do Jalapão, que devem levar seus produtos e projetos desenvolvidos como os artesanatos das quebradeiras de coco, os produtos feitos com o capim dourado e o mel dos apicultores da região sudeste do Estado.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>