• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Quilombolas de Machadinha participam de intercâmbio turístico entre o Brasil e a França

O município de Quissamã, no Norte Fluminense, promove, nesta quarta-feira, o Seminário França Brasil, buscando o desenvolvimento de um turismo sustentável, através de intercâmbio cultural. Quissamã, cidade rica em patrimônio arquitetônico e reservas naturais como o Parque Nacional de Jurubatiba, vai firmar convênio com os franceses para parceria em cursos de gastronomia.

O almoço a ser servido para os participantes do seminário terá como tema culinário Raízes do Sabor, pratos feitos por quilombolas que moram na Fazenda Machadinha. São comidas e doces típicos do tempo do Império. O prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, disse que o turismo tende a ser um dos carros chefes da economia do município, hoje sólida graças aos royalties do petróleo.

– Mas estes recursos são finitos. Temos que procurar alternativas e não resta dúvida de que Quissamã tem uma rara vocação para o turismo reunindo ingredientes como arquitetura, história, praias, o Parque Nacional de Jurubatiba, e uma pitada de bom tempero – disse o prefeito.

O seminário contará diversas palestras e painéis,tendo como tema central o Desenvolvimento Sustentável e Turismo, ministrado por Jean Marie Henry (Projetos Sustentáveis na Alsácia – França), Dalila Mello (Turismo de Base Comunitária), Ednei Bueno (Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacias no Estado do Paraná), Paulo Schiavo (Política Públicanos Parques Estaduais) e Deise Moreira (Reservas Particulares de Patrimônio Natural – RPPNs – e Turismo).

Na parte da tarde a vereadora francesa Christiane Wasseng, fará palestra sobre Ações do Legislativo no Turismo da Alsácia – França; o deputado estadual Alcebíades Sabino, sobre o turismo no Estado do Rio de Janeiro; o deputado federal Glauber Braga, que vai falar sobre os projetos do Turismo em Brasília; e um representante do Ministério do Turismo, que discutirá as políticas públicas do Turismo.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo