• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Grupo Meninas de Sinhá faz show de apoio a quilombolas da Chapada do Norte

Nesta quinta-feira, dia 18, a partir das 21 horas, o grupo Meninas de Sinhá realiza no Lapa Multshow uma apresentação em apoio às famílias quilombolas da região da Chapada do Norte, município de cerca de 15 mil habitantes, a maioria vivendo na zona rural, no Vale do Jequitinhonha (MG). O objetivo do encontro é angariar recursos financeiros e alimentos para as comunidades carentes da região, o segundo menor IDH de Minas Gerais.

O grupo Meninas de Sinhá, formado por senhoras de idade entre 45 a 90 anos, ganhadoras do Prêmio TIM de Música 2008, na categoria “Melhor Grupo Regional”, receberá artistas mineiros que se solidarizam com os quilombolas. Estão confirmadas as presenças do rapper Renegado, da sambista Aline Calixto e dos violeiros Fernando Sodré e Wilson Dias, além das cantoras Júlia Ribas e Érica Machado e dos grupos Maitá e Capim Seco.

“Acho que o show é uma boa oportunidade para o público conhecer um pouco da história de Chapada do Norte”, afirma dona Valdete, líder das Meninas de Sinhá. O grupo planeja no próximo ano percorrer 16 comunidades de remanescentes de quilombos em Minas Gerais e promover o intercâmbio com as culturais locais.

Economicamente, Chapada do Norte é uma das mais pobres do Estado. Mas guarda muitas riquezas culturais, a começar pelos remanescentes de quilombos, formados antes mesmo da chegada dos Bandeirantes. Eles guardam intactas manifestações artísticas típicas da população de origem africana. Cerca de 80% dos habitantes do município têm essa ascendência.

Um terço da população fica a maior parte do tempo no corte de cana nos canaviais do interior de São Paulo. As mulheres vão para a colheita de café no Sul de Minas. A cidade então fica habitada por crianças e idosos. A partir de outubro, homens e mulheres se encontram para rever a família e manter vivas as manifestações culturais, durante as festividades, como a de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que acontece há pelo menos 200 anos.

Serviço:

Show em apoio às comunidades quilombolas da Chapada do Norte (MG) :

Onde:

Lapa Multshow

Rua Álvares Maciel, 312 Sta. Efigênia – Belo Horizonte / MG

Quando:

18 de dezembro – quinta-feira, 21hs

Ingresso:

R$5,00 + alimento não perecível e/ou roupas

Informações:

3241-2074 (Lapa), 9243-3291 (Produção/Patrícia) e 9155-6852 (Quilombos Chapada do Norte/Rosemary Ramos)

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo