• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Rede Atletismo busca jovens talentos em regiões de quilombolas

Meninos e meninas das cidades de Poconé e Nossa Senhora do Livramento terão a oportunidade de participar dos testes do projeto Novos Talentos, da Rede Atletismo, nesta sexta-feira (5). Haverá uma equipe em cada município realizando o cadastro e o teste preliminar com os interessados. O Novos Talentos busca jovens nascidos ente 1991 e 1994 e que tenham potencial para o atletismo – especialmente saltos e corridas.

Os testes em Poconé e Livramento marcam o último dia da fase de cadastro do projeto em Mato Grosso. Quase 2 mil jovens já fizeram o teste até agora – e mais de 500 tiveram as marcas aprovadas e vão passar à fase de homologação para a seletiva estadual, em fevereiro de 2009.

Após a seletiva nacional, em março, os 60 vencedores serão patrocinados pela Rede Atletismo e receberão uma série de benefícios: moradia e treinamento em Bragança Paulista, bolsa-auxílio, alimentação, assistência médica e odontológica e todo o apoio necessário para a formação de campeões no esporte.

Quilombolas – Tanto Livramento (30 km de Cuiabá) quanto Poconé (110 km de Cuiabá) têm forte influência das comunidades remanescentes de quilombos. Poconé é o município com o maior número de comunidades quilombolas registradas no país: são 26, sendo que 70% da população do município descende dos ex-escravos. “O atletismo é muito forte por aqui. Temos muita gente com potencial, mas faltavam oportunidades”, conta Terezinha Pinto de Queiroz, membro da Comissão Executiva das Comunidades Negras Rurais Quilombolas.

Terezinha se empolgou com a inclusão de Poconé nesta fase do Novos Talentos. Com o apoio do município, por meio das secretarias de Esporte e de Educação, ela conta que os professores de Educação Física foram envolvidos na divulgação para os alunos interessados. Outros parceiros locais são o Sesc e a Polícia Militar.

Em Livramento, a principal incentivadora para a instalação do posto de cadastro foi a professora Iracema dos Santos Souza, que treina mais de 200 crianças e adolescentes no atletismo. Na área urbana, são 60 atletas e, nas propriedades rurais do município, mais 160. “Eles correm descalços, no chão de terra, na grama. Usamos o que podemos para a prática dos saltos”, conta. “Treinamos salto em altura em um lugar onde os cavalos comem. Às vezes, as crianças voltam com micoses nas pernas. Mas é o que temos disponível. Imagine se um dos nossos atletas é aprovado e contratado? É um sonho”, diz Iracema, que também conseguiu o apoio da prefeitura, para a realização dos testes.

O cadastro e os testes serão das 9h às 12h e das 14h às 17h. Em Livramento, os interessados devem comparecer ao ginásio de esportes local e, em Poconé, as atividades serão na quadra coberta do CAP Sesc Pantanal. Os candidatos devem ter nascido entre 1991 e 1994 e, no dia do teste, procurar usar camiseta, shorts e tênis comum.

 < O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo