Comunidades quilombolas ampliam participação na gestão do site quilombos do Ribeira
No último final de semana ( 28 e 29 de novembro), 12 quilombolas do Vale do Ribeira participaram de oficina em Eldorado, para aprofundar conhecimentos em relação à administração do site quilombosdoribeira.org.br. No ar desde março de 2007, a ferramenta eletrônica será administrada futuramente por eles próprios.
Importante instrumento de divulgação dos produtos e trabalhos das comunidades, o site quilombosdoribeira.org.br é exclusivo dos quilombolas da Vale do Ribeira e está no ar desde março do ano passado. A idéia é que no futuro próximo eles mesmo administrem a ferramenta. Nesse sentido, no último final de semana de novembro, o Isa realizou uma oficina em Eldorado, com a participação de doze quilombolas de diferentes comunidades para aprofundar os conhecimentos sobre a administração do site. Estiveram representadas as comunidades de Porto Velho, Pedro Cubas e Pedro Cubas de Cima, São Pedro, Ivaporunduva, Cangume e Bombas, somando 12 participantes. A oficina teve início na tarde da sexta-feira (28), com um histórico sobre a formação dos telecentros de São Pedro, Ivaporunduva e Pedro Cubas. Em seguida as comunidades de Porto Velho, Bombas e Cangume, que ainda não possuem telecentros nem computadores instalados, relataram como é a situação de suas comunidades em relação à informatização e internet.
Com base na Agenda Socioambiental Quilombola que levantou as demandas de 17 comunidades do Vale do Ribeira, foi possível relacionar as que diziam respeito ao tema tais como: obtenção de computadores, instalação de linha telefonica, acesso à internet, cursos de capacitação e local para instalação dos telecentros. Além destas, os participantes apontaram a necessidade de organização e manutenção dos telecentros existentes, a formação de parcerias para a elaboração de projetos e a aquisição de equipamentos como impressoras e computadores mais modernos.
Em seguida, os participantes se organizaram em grupos e fizeram uma pesquisa e análise exploratória nos sites relacionados à temática quilombola, a saber: Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), da Coordenação Nacional (Conaq), da Comissão Pró-Índio-SP (CPI-SP), do Observatório Quilombola e A Cor da Cultura. Os grupos elegeram os principais destaques de cada um dos sites e os apresentaram aos colegas.
Na manhã de sábado (29), os quilombolas trabalharam a elaboração de notícias, apresentando suas principais características – atualidade, proximidade e interesse publico – e foram analisadas diversas postagens recentes do blog do site. No início da tarde, os representantes de cada comunidade fizeram uma revisão do conteúdo específico de suas comunidades, indicando diversas atualizações e apresentando novas informações que serão colocadas no ar.
O exercício final foi a elaboração desta notícia que está no site dos quilombos, e foi editada para publicação no site do ISA.
Escreveram esta notícia:
Cesar , Sidnei e Aparicio da comunidade de Porto Velho
Anderson Rafael, Eni e Kaue da comunidade de Pedro Cubas
Edemilson e Heloisa da comunidade de São Pedro
João Fortes da comunidade de Bombas
Edico e Claudio da comunidade de Cangume
Jheniffer da comunidade de Ivaporunduva
João Paulo e Silvani do Instituto Socioambiental (ISA)