Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-Racial será oficializado
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) será representado pela diretora regional de Rondonópolis, Maria Celma de Oliveira, na solenidade de oficialização do Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial, hoje (25), às 19 horas, no auditório da Faculdade de Cuiabá (Fauc), situada no bairro Dom Aquino. O evento ocorrerá até o dia 27.
Além do lançamento oficial do Fórum, serão abordadas temáticas referentes às políticas públicas para a implementação da Lei 10.639/03, que inclui a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino. De acordo com a legislação, o conteúdo programático inclui o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e políticas pertinentes à História do Brasil.
O evento será realizado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), por meio da Comissão Provisória para organização do Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Mato Grosso (Cepir), Movimento Negro (Grucon-Cuiabá), Movimento de Inteligência Negra, Fórum das Comunidades Quilombolas, Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso, e União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime).
Além do Sintep/MT, integram o Fórum, o Ministério Público, Instituto de Mulheres Negras (Imune), Conselho Estadual de Educação Indígena, Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Fórum das Comunidades Quilombolas de Mato Grosso, dentre outros.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>