Projeto leva ações de valorização cultural aos quilombos do Vale do Ribeira
Projeto Peteca
O Projeto Peteca, ações de valorização cultural das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira desenvolvidas pela Fundação Itesp, foi tema de apresentação em dois eventos recentes.
No 3º Encontro da Rede de Estudos Rurais, ocorrido no início deste mês em Campina Grande (PB), a analista de gestão organizacional do Itesp Iara Rossi apresentou o projeto dentro da temática Comunicação, artes, linguagem e culturas no mundo rural. Já no VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire – Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido, ocorrido entre 16 e 20 de setembro na PUC São Paulo, o projeto foi apresentado na modalidade Conferências pela também analista do Itesp Gabriela Segarra Martins Paes.
O Projeto Peteca foi executado pela Fundação Itesp em conjunto com a direção e o corpo docente da Escola Estadual Maria Antonia Chules Princesa, única escola quilombola do Estado de São Paulo, localizada no município de Eldorado, no Vale do Ribeira, e tem como objetivo construir com as crianças e adolescentes o reconhecimento da sua identidade étnica e valorizar a história e a cultura quilombolas.
O projeto foi elaborado pelas analistas e pelos funcionários dos Grupos Técnicos de Campo do Itesp de Pariquera-Açú, Tiago Marques de Oliveira, Vagner da Cruz Martins e Ana Eliza Baccarin Leonardo, e de Eldorado, Marta Organo Negrão.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>