Ministro da defesa na Marambaia
O ministro da defesa, Nelson Jobim, esteve na Ilha da Marambaia, localizada em Mangaratiba (RJ), nos dia 19 e 20 de agosto. Jobim se reuniu com oficiais da Marinha e convocou uma reunião com a comunidade quilombola da Ilha. Os quilombolas aguardaram algumas horas a presença do ministro, mas sua assessoria informou – após ligação telefônica dos quilombolas – que devido a um imprevisto em Brasília, a reunião seria cancelada.
O processo de regularização fundiária do território quilombola da Ilha da Marambaia é um dos mais complexos do cenário nacional. O Relatório Técnico de Identificação e Demarcação (RTID), uma das últimas etapas para a titulação de uma área quilombola, chegou a ser publicado em 2006, mas o governo voltou atrás. Hoje a regularização da área está sendo negociada pela Marinha, Ministério da Defesa e Secretaria de Promoção de políticas de Igualdade Racial (Seppir), com participação da Advocacia Geral da União. A Marinha controla a Ilha desde 1971.
Saiba mais sobre a comunidade quilombola da Ilha da Marambaia visitando o Dossiê Marambaia
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>