• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Estado recebe curso sobre o Programa de Aquisição de Alimentos

PAAnet capacita técnicos e agricultores

Teve início nesta quinta-feira (14), em Campo Grande, um curso sobre o aplicativo PAAnet, desenvolvido e disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o objetivo de facilitar e descentralizar o preenchimento das propostas de participação dos mecanismos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nas modalidades Compra com Doação e Formação de Estoque.

O curso reúne técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), além de agricultores familiares e representantes de movimentos sociais, e está sendo ministrado pela engenheira agrônoma da Conab, Vanessa Barteli Reis.

O evento segue até amanhã (15) e acontece na Escola Estadual Hércules Maymone, localizada no bairro Miguel Couto.

A abertura do curso contou com a presença do superintendente da Conab, Alfredo Sérgio Rios, e do diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão.

Programa

O PAA é um dos instrumentos de comercialização utilizado nas ações do Fome Zero. Ele permite ao governo comprar produtos da agricultura familiar de maneira rápida e encaminhar os alimentos a quem precisa. O PAA também apóia o agricultor familiar com dificuldades de participar no mercado, auxiliando-o em uma das etapas mais difíceis do processo produtivo: a comercialização.

Podem acessar o PAA, assentados da reforma agrária e crédito fundiário, extrativistas, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas e agricultores tradicionais enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Os interessados em aderir ao programa podem procurar as unidades da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em todo o Estado para obter mais informações e também apoio na elaboração de propostas participativas.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo