Comunidades quilombolas fazem capacitação para produzir sementes para venda e plantio
Técnicos do ISA e do Vidágua realizam curso para integrantes de grupos de trabalho dos viveiros dos quilombos de Cangume, Nhunguara e Amdré Lopes, no Vale do Ribeira (SP).
Na primeira semana de julho, técnicos do ISA e do Instituto Ambiental Vidágua, ministraram o primeiro módulo (de um total de três) de capacitação sobre produção de sementes para comercialização e plantio nos viveiros para os grupos de trabalho (GTs) das comunidades quilombolas de Cangume, Nhunguara e André Lopes. No total foram 53 particpantes: 22 em Cangume, 17 em Nhunguara e 14 em André Lopes.
O primeiro módulo consiste em ensinar noções básicas de GPS, como escolher, demarcar matrizes e coletar sementes. Esses itens garantem a qualidade e a origem das sementes. O segundo vai mostrar as formas de beneficiamento, armazenamento e plantio nos viveiros. Já o terceiro tratará especificamente da comercialização das sementes e também das mudas. Ambos estão previstos para acontecer no segundo semestre deste ano. O objetivo da capacitação dos grupos de trabalho é mostrar que além das mudas produzidas nos viveiros, a coleta de sementes tem grande potencial e pode se tornar uma fonte de geração de renda para as comunidades.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>