Seppir visita comunidades quilombolas no Vale do Ribeira
Nesta segunda-feira, 23/6, o Secretário Especial de Política de Promoção de Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos, esteve no Vale do Ribeira para a assinatura oficial de convênio com o Exército para a construção da ponte de Ivaporunduva sobre o Rio Ribeira de Iguape. A ponte facilitará o escoamento dos produtos da comunidade.
O titular da Seppir, Edson Santos, iniciou sua visita às comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, na última segunda-feira (23/6) pela Escola Maria Chules Princesa, no bairro de André Lopes, onde conversou com as crianças. Explicou a importância da criação da Seppir (Secretaria de Política de Promoção de Igualdade Racial) no contexto histórico do Brasil, relatou o processo da escravidão e das lutas e conquistas do povo negro, e enfatizou que a secretaria que ele dirige representa um passo para a conquista da verdadeira democracia.
Em seguida, o secretário e sua comitiva foram ao quilombo de Ivaporunduva, onde será construída a ponte. Foi recebido por lideranças do quilombo e dos bairros de São Pedro, Poça, Galvão, Sapatu.. Benedito Alves da Silva, o Ditão, deu as boas vindas em nome de Ivaporunduva e passou a palavra às lideranças quilombolas que falaram de suas expectativas com a presença do secretário que ali estava conhecendo a realidade das comunidades do Vale e do anseio das comunidades em verem seus territórios titulados.
Também estavam presentes em Ivaporunduva representantes de órgãos governamentais como a Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo, do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Exército, e representantes da sociedade civil como o Movimento dos Ameaçados por Barragens (Moab), a EAACONE. e o ISA
José Rodrigues, liderança quilombola e integrante do Moab pediu apoio à luta das comunidades contra a construção da Barragem de Tijuco Alto, dizendo “que as comunidades são contra o empreendimento e que este tipo de desenvolvimento elas não querem”.
Santos anunciou a construção da ponte, que segundo o Exército, estará pronta em 8 meses e disse que o Presidente Lula priorizou a obra. Agradeceu o esforço do Itesp e da Secretaria de Meio Ambiente para a concessão da licença ambiental.
Sobre as reivindicações das comunidades, Santos disse que a Seppir está disposta a ajudar as comunidades fazendo a ligação com outros órgãos governamentais como Incra, Fundação Nacional de Saúde e Ministério do Meio Ambiente. Falou publicamente que pode pedir uma audiência das comunidades com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para uma conversa sobre a barragem de Tijuco Alto. E ressaltou que é questão de tempo a aprovação do projeto de finalização para a fábrica de processamento de fruta de Ivaporunduva.
Ao final da visita, o ministro recebeu, em nome dos quilombolas e do ISA um exemplar da publicação Agenda Socioambiental de Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira. Em seguida, a comitiva almoçou na pousada de Ivaporunduva e foi conhecer o local onde será construída a ponte, encerrando a visita.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>