• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Reforma agrária será tema em Encontro Terra e Cidadania

Matriz energética será tema em Encontro Terra e Cidadania

Um dos temas que deverá se sobressair durante os debates do II Encontro Terra e Cidadania – que o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) promove a partir desta quarta-feira (25), em Curitiba – é a relação entre a reforma agrária e a matriz energética. “No momento em que a crise alimentar toma proporções mundiais, é necessário discutir e apoiar a reforma agrária, a agricultura familiar, a matriz energética da nossa agricultura”, afirmou o presidente do ITCG, José Antônio Peres Gediel.

Segundo ele, os rumos do agronegócio e sua inserção no mercado mundial dos biocombustíveis também serão objeto de análise durante o evento. “Nosso objetivo é promover a reflexão sobre a relação que existe entre este tema e a participação da economia agrária paranaense, como a expansão da produção de cana-de-açúcar do Noroeste do Estado”, explicou Gediel.

A primeira palestra a colocar o assunto em discussão será proferida pelo presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), Plínio de Arruda Sampaio. Intitulada ‘A questão agrária no Brasil contemporâneo – da terra ao agronegócio’, a apresentação acontece na abertura dos trabalhos, na quarta-feira (25).

Já no segundo dia de atividades – quinta-feira (26) – a palestra “A terra, propriedade, posse e função social”, ministrada pelo procurador da República Domingos Dresch de Oliveira e pelo procurador do Estado do Rio Grande do Sul, Jacques Távora Alfonsin, também deverá abordar a expansão das produções direcionadas ao mercado de biocombustíveis.

OUTRAS VERTENTES – O presidente do ITCG ainda destacou que, na atual conjuntura, a questão agrária ganha ainda outros elementos de complexidade que também deverão chamar a atenção dos participantes. “Como, por exemplo, a discussão sobre os territórios quilombolas, as terras indígenas e a interface com o meio ambiente”, detalhou.

A temática ambiental será discutida na quinta-feira pelo grupo de trabalho coordenado pela procuradora do Estado do Paraná, Ana Cláudia Graf, pela superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no Paraná, Cláudia Sonda, pela subprocuradora chefe do Instituto Chico Mendes, Cynthia Passos, e pelo assessor jurídico da Secretaria do Meio Ambiente, Théo Botelho Marés de Souza, especialistas em Direito Sócio Ambiental.

Outro grupo de trabalho ficou responsável pela discussão “Terra quilombola e a reconstrução da cidadania negada”, no terceiro e último dia do encontro – sexta-feira (27). O grupo contará com a participação do procurador da República no Estado de São Paulo, Walter Claudius Rothemburg, pelo coordenador do Grupo Clóvis Moura, Glauco Souza Lobo, e pelas professoras de Antropologia da UFPR, Christine de Alencar Chaves e Liliana de Mendonça Porto.

Confira a programação completa do II Encontro Terra e Cidadania no endereço eletrônico do ITCG (www.itcg.pr.gov.br).

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo