Congresso de História terá na programação I Fórum de Comunidades Quilombolas
Teresina sediará congresso internacional de História em agosto
Teresina vai ser sede do Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural que acontece entre os dias 17 e 22 de agosto de 2008. O Congresso pretende ser um momento de encontro e construção de sociabilidades, para a discussão de temas como ensino, memória, arquivos, acervos, bens culturais, arte, africanidades, educação patrimonial e ambiental.
Por ser um evento interdisci-plinar, as atividades congregarão profissionais das mais diversas áreas do saber, incluindo historiadores, sociólogos, antropólogos, educadores, arquitetos, arquivistas e profissionais de áreas afins.
Ao longo do evento, que acontecerá na UFPI, ocorrerão conferências, palestras, minicursos, apresentação de trabalhos de pesquisa, mostra de documentários/filmes, exposição fotográfica e lançamentos de livros e sites, além de atividades artísticas e culturais, que envolvem a temática geral do evento.
Está prevista a participação de palestrantes e pesquisadores de diferentes instituições, tanto de nível internacional, como a Unesco e a Universidade de Buenos Aires, na Argentina, como de nível nacional, entre as quais Universidade Federal do Piauí, Uespi, Universidade Federal de Uberlândia (MG), Universidade Estadual de Maringá (PR), UFP, UFBA, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Estadual de Goiás, UERJ e membros de seções do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de vários Estados.
Dentro da programação do Congresso, ocorrerão também o I Fórum de Arte Santeira e o Salão de Arte Santeira e Regional do Piauí, que reunirão artesãos de vários municípios piauienses, o I Fórum de Arquivos e o I Fórum de Comunidades Quilombolas.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>