Vale do Paraíba pode se tornar Território Rural
Vários municípios do Vale do Paraíba poderão se juntar aos outros milhares já beneficiados no país.
O programa, que atende mais de 160 territórios regionais no Brasil, reúne diferentes ações de desenvolvimento regional envolvendo outros ministérios e visa reduzir as desigualdades sociais e promover um desenvolvimento sustentável no setor rural.
Entre os benefícios trazidos estão a ampliação de financiamentos do Pronaf, assistência técnica, eletrificação, readequação de estradas, projetos de geração de trabalho e renda, complementados com investimentos em educação e saúde.
O encontro que vai dar início ao processo de discussão dos princípios do programa acontece nesta sexta-feira (13), às 8h, no auditório do Instituto Agronômico do Pólo Regional da Apta, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, em Pindamonhangaba. Participam representantes dos sindicatos patronais e trabalhadores rurais, cooperativas, associações, organizações não governamentais,universidades, órgãos oficiais de extensão e pesquisa, comunidades quilombolas e assentadas.
Na ocasião será apresentado o modelo de gestão e atividades, em conformidade com o cronograma de ações e apresentado dentro do Plano Território de Desenvolvimento Rural Sustentável, identificado, planejado e executado pelo poder público e sociedade civil. Segundo a opinião de prefeitos participantes é lançar um olhar sobre o homem rural, resgatar a nossa história e origens, mas principalmente evitar o êxodo para as cidades.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>