• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Município de Piquete será palco do 12º Encontro de Jongueiros

Nos dias 25 e 26 de abril, sexta e sábado, às 18hs, o município de Piquete, São Paulo, sediará um verdadeiro passeio histórico pelas raízes da cultura nacional.

Com entrada franca e patrocínio da PETROBRAS, o 12º Encontro de Jongueiros reunirá as 19 comunidades do sudeste do Brasil, que mantém viva a tradição do JONGO, ritmo considerado uma das origens do samba carioca.

Um verdadeiro festival, a partir do encontro musical de mais de 1.000 (mil) jongueiros. Os grupos do Quilombo São José – Valença, Barra do Pirai, Pinheiral, Angra dos Reis, Santo Antonio de Pádua, Miracema, Porciúncula, Quissamã, Campos, Carangola, Guaratinguetá, Campinas, São José dos Campos, Serrinha, Arrozal, São Mateus, Vassouras, Recreio e Piquete prometem duas noites de festa, apresentando a dança, o canto e a rica diversidade desse ritmo.

Este importante encontro contribui decisivamente para a preservação e divulgação dessa tradição ancestral que é o JONGO, raiz do samba de raiz, que atravessa séculos dando provas de vitalidade e que, em 2005, foi reconhecido pelo Governo Federal através do IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil.

O Encontro de Jongueiros acontece há 12 anos consecutivos e reúne anualmente os grupos de JONGO do Brasil em apresentações coletivas, oficinas e debates que possibilitam ricos  intercâmbios de experiências com intuito de garantir a continuidade e a renovação dessas práticas culturais e o desenvolvimento de estratégias coletivas de transformação da qualidade de vida das suas populações através da arte popular. 

Em sua 12ª Edição, o Encontro de Jongueiros 2008 acontecerá no Vale do Paraíba no município de Piquete, Estado de São Paulo, e contará com a importante presença dos grupos de jongo de 19 municípios mapeados no sudeste do país.

O Encontro por ser itinerante e se realizar a cada ano num dos municípios de origem de um dos grupos valoriza, divulga e fomenta o trabalho artístico desenvolvido pelo grupo local dentro da própria comunidade onde ele está inserido, promovendo seu merecido reconhecimento pela população e pelo poder público da região.

Além disso, o evento atrai para o município anfitrião do encontro cerca de 3.000 turistas de diferentes pontos do Brasil e do exterior movimentando a economia local onde ele é localizado.

O 12º Encontro de Jongueiros desenvolverá o grande potencial turístico e de geração de renda da cultura popular do sudeste interferindo diretamente na mudança da qualidade de vida dessas comunidades que possuem grande riqueza cultural e paradoxalmente vivem em situação financeira precária.

O JONGO

O jongo, ou caxambu, é um ritmo cujas matrizes vieram da região africana do Congo-Angola para o Brasil – Colônia com os negros de origem banto, trazidos como escravos para o trabalho forçado nas fazendas de café do Vale do Rio Paraíba, interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo e é um patrimônio cultural do país, presente na região Sudeste.

Considerado um dos pais do samba, foi uma das maiores contribuições dos negros para a cultura nacional e influenciou a formação da música popular brasileira.

O jongo é uma dança profana, de roda e de umbigada dançada para o divertimento nos batizados, casamentos, aniversários e dias dos santos católicos, mas uma atitude religiosa permeia a festa.

Os pontos de jongo têm linguagem metafórica cifrada, exigindo muita experiência para decifrar seus significados.

Contam também que alguns jongueiros, à meia-noite, plan­ta­vam no terreiro uma muda de bananeira que, duran­te a madrugada, crescia como por encantamento e dava frutos distribuídos para os presentes.

Até hoje, alguns núcleos familiares de afro-descendentes persistem em manter viva a tradição do jongo.

Dança-se o jongo no dia 13 de maio, consagrado aos pretos-velhos, nos dias de santos católicos de devoção da comunidade, nas festas juninas, nos casamentos e, mais recentemente, em apresentações públicas.

SERVIÇO

Local:   Município de Piquete,  São Paulo. 

( Entrada no Km51 da Via Dutra em Lorena/SP a 200 km de São Paulo e 260 km do Rio de Janeiro).

Data:   25 e 26 de abril de 2008  (sexta e sábado).

Horário: 18 hs – Entrada franca

Realização: Associação Brasil Mestiço e Jongo de Piquete

Informações e reservas pelos telefones 21  2222-3458 ou  21  9649-3823 – Email:   encontrojongueiros@yahoo.com.br 

Informações sobre ônibus, hospedagem e como chegar pelo site: http://jongodepiquete.multiply.com/

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo