• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Inscrição para cursos de Ater para quilombolas no Nordeste

Estão abertas as inscrições para dois novos cursos para a formação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), dentro da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (FADURPE/UFRPE). São oferecidos os cursos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Sistemas Agroflorestais e de Ater para Quilombolas.

As inscrições vão de 14 a 28 de março para Sistemas Agroflorestais, e de 14 a 22 de março para Ater para Quilombolas. Esta ação conjunta entre MDA e UFPE vai viabilizar a realização de um total de seis cursos de formação de agentes na Região Nordeste entre abril e julho deste ano. A capacitação é voltada para agentes de assistência técnica de nível médio ou superior, vinculados a entidades de extensão rural governamentais ou não-governamentais. Os cursos para quilombolas e o de sistemas agroflorestais acontecem em Recife (PE), de 07 de abril a 13 de junho e de 20 de abril a 06 junho, respectivamente.

A parceria entre o MDA e universidades públicas vai resultar na realização de 31 cursos pelo País. A ação é coordenada pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), por meio do Subprograma de Formação de Agentes de Ater, e tem como objetivo apoiar a qualificação dos agentes. Para isso, os recursos destinados pelo Ministério somam cerca de R$ 1,2 milhão e viabilizarão a oferta de 1,1 mil vagas.

Os interessados deverão enviar os pedidos de inscrição à Universidade Federal Rural de Pernambuco, por correspondência, até a data indicada para os dois cursos. As demais informações e a lista de documentos necessários para o processo de seleção estão disponíveis nas páginas eletrônicas do MDA (www.mda.gov.br/saf) e da FADURPE/UFRPE (www.fadurpe.com.br).

Os candidatos serão selecionados por professores da UFRPE e técnicos do DATER, a partir da experiência no trabalho com agricultura familiar e na área específica do curso que pretendam participar. Será considerada também a experiência com metodologias participativas e habilidade para o diálogo, o relacionamento interpessoal e com trabalhos em grupo.

Outras informações sobre o processo de inscrição e prazos também podem ser obtidas pelos junto à equipe de Formação do DATER, pelos telefones: (61) 2191-9914, 2191-9930 e 2191-9604; ou na universidade, pelos telefones: (81) 9691-4774 ou 3320-6583, ou ainda por e-mail, no endereço: cursosmda@lca.ufrpe.br .

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo