TV Senado faz filmagens na comunidade quilombola Piqui da Rampa
A comunidade quilombola Piqui da Rampa, localizada no município de Vargem Grande, vai virar palco de gravações para televisão. Uma equipe da TV Senado desembarca nesta quarta-feira (19) no povoado quilombola com o objetivo da fazer um documentário sobre a abolição da escravidão no Brasil. A escolha da comunidade foi uma indicação de Regina Lopes, superintendente do Núcleo de Programas Especiais (Nepe).
Para Regina, esse documentário é muito importante para as comunidades negras. “Piqui da Rampa tem um trabalho de conscientização muito bem elaborado e a organização dessa comunidade é encantadora. Além disso, Piqui da Rampa já foi beneficiado com vários tipos de projetos do Nepe, inclusive, eles são modelo para muitas comunidades socialmente organizadas”, justifica.
A filmagem vai ser acompanhada pela equipe de monitoria do Nepe para os grupos especiais da população (quilombolas, pescadores, índios, mulheres extrativistas e jovens que estudam pelo método da Pedagogia da Alternância) e por uma equipe da secretária da Igualdade Racial.
O Maranhão possui a maior população rural e o maior número de comunidades quilombolas do país.
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>