Seminário debate implantação do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira
De Gilberto Freire às Leis 10.639/03 e 11.645/08: Impasses, convergências e divergências
CONVITE
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria-Chefe da Assessoria Especial do Governador e da Secretaria Executiva do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Cepir) e em parceria com a Secretaria da Juventude, têm a honra de convidar Vossa Senhoria para participar do Seminário – ETNIA E RAÇA – DE GILBERTO FREIRE ÀS LEIS 10.639/03 e 11. 645/08: Impasses, convergências e divergências no próximo dia 24 de março de 2008, das 08:00h ás 12:00, no auditório do Museu do Forte das Cinco Pontas,- Recife.
Justificativa: Como somos sabedores, no ano de 2003, o Governo Brasileiro sancionou a Lei 10.639/03, que alterou a Lei Federal 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB). A partir de então nos estabelecimentos de ensino da rede particular e privada tornou-se obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira.
No dia 1º de março de 2008 foi promulgada a Lei 11.645/08, alterando novamente a LDB. A nova Lei acrescenta ao texto anterior a obrigatoriedade da História e Cultura dos Povos Indígenas do Brasil.
(Assim sendo,) O Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnico- Racial do Governo do Estado de Pernambuco, vem ao longo dos meses, promovendo (construindo) seminários e momentos de reflexões, sobre vários aspectos da formação do povo brasileiro. (do Brasil)
Dentro desse compromisso, foram (vimos em discutindo com) convidados(as) vários autores(as) (escritores) e pesquisadores(as) nacionais , com Teses e Antíteses, que abordam (falam) sobre a gênese/constituição de nossa sociedade, (do povo brasileiro,) dos saberes e sabores dessa Terra-Pátria Brasil.
Desta feita, realizaremos o Seminário Etnia e Raça – De Gilberto Freire às Leis 10.639/03 e 11.645/08: Impasses, convergências e divergências.
Temários:
– Os Desafios na e para a implementação da Lei Nº 10.639/03 e 11.645:08 nas Redes de Ensino
Palestrantes:
– Profa. Atená Kitsos – Rede de Ensino de Olinda
– Discutindo Raça e Etnia na Formação de professores
Prof. Jorge ARRUDA – Secretário Executivo do CEPIR-PE
Professor da Faculdade de Formação de Professores de Goiana no Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Afirmativa, Educação, História e Cultura na perspectiva Afro-brasileira
Etnia e Raça de Gilberto Freire às Leis 10.639/03 e 11.546/08: Impasses, convergências e divergências
Profa. Aurenice Lima – Pesquisadora e Professora da Faculdade FIR
Coordenação da Mesa:
Profa. Josélia Batista da Silva Lages
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Formação de Professores de Goiana em Pedagogia Afirmativa, Educação, História e Cultura na perspectiva afro-brasileira
Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>