• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Primeiro quilombo urbano do Nordeste será tombado em Olinda

Segundo a prefeitura de Olinda, a demarcação dará à comunidade Xambá a possibilidade de usufruir benefícios de políticas públicas, inclusive internacionais. A medida dá para cerca de 3 mil pessoas que vivem na comunidade acesso a creches, núcleo de saúde, auditório, biblioteca, laboratório de informática e áreas para oficinas de fabricação de velas, instrumentos musicais, aulas de capoeira e música.

A solenidade que marca a assinatura do decreto terá apresentações folclóricas de origem negra. Para Pai Ivo, representante da comunidade Xambá, a iniciativa “será um fortalecimento do resgate da cultura Afro-Brasileira e de sua religiosidade, além do reparo social dos quilombolas”.

O projeto de demarcação foi elaborado através de um estudo técnico apresentado à Prefeitura de Olinda pelo arquiteto Antenor Vieira de Melo e o objetivo é manter viva a contribuição da cultura negra no país.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo