Seminário aborda como monocultura e PAC afetam comunidades do ES
CDHH debate rumos do crescimento no ES
O Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) Serra realiza no próximo sábado, 1º, das 14h às 19h, o seminário “Os Impactos da Monocultura e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Espírito Santo”. O evento será realizado no Centro Pastoral Paroquial, anexo à Paróquia de Carapina, na Serra, e faz parte das atividades da entidade pela Semana dos Direitos Humanos.
A proposta de realização do seminário saiu de um planejamento promovido pelo CDDH e que reuniu diretoria e voluntários que atuam na entidade. A idéia é propor um debate sobre os impactos da monocultura, o foco do PAC para este segmento e os grandes empreendimentos, bem como os reflexos destes para a população capixaba.
A política governamental no Espírito Santo tem priorizado os grandes empreendimentos, seja no campo ou nas cidades, incluindo a monocultura representada pela multinacional Aracruz Celulose e pelas empresas canavieiras. O resultado são conflitos de terra no campo – extensas plantações de eucalipto e da cana de açúcar interferindo nas culturas de populações tradicionais (indígenas e quilombolas) e nas atividades de camponeses. Nas cidades, os grandes empreendimentos e mesmo a monocultura também deixa rastros: poluição ambiental e sonora que agridem a qualidade de vida; degradação do emprego com contratações terceirizadas; imigração de pessoas de outros estados para trabalhos temporários em expansões industriais, entre outros.
Para promover o debate, o CDDH convidou o economista e professor universitário Helder Gomes, que tratará do tema Monoculturas e o PAC, e o ex-deputado estadual e assessor parlamentar João Martins, que falará sobre o PAC, o modelo de desenvolvimento capixaba e da Grande Vitória.
O seminário tem apoio da Paróquia São José, da Associação das Mulheres Unidas da Serra (Amus) e da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fampes).
Data: 1o de dezembro
Local: Centro Pastoral Paroquial (anexo à Paróquia de Carapina)
Rua da Independência 6
Bairro Rosário de Fátima
< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>