• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Seminários Regionais visam implantação do Sistema Integrado de Educação

As inscrições para os Seminários Regionais de Educação, que visam implantar de forma definitiva o Sistema Integrado de Educação Pública do Maranhão (Siepe) já estão abertas.

Para garantir a participação basta procurar um gestor regional ou ligar para (98) 3214 1499. Os seminários começam nesta sexta-feira (16) e sábado (17), em Imperatriz, e, simultaneamente, nos municípios de Açailândia, Balsas, São João dos Patos, Barra do Corda e Presidente Dutra.

De acordo com a assessora especial do Governo, Tereza Pfluegger, os seminários têm como objetivo discutir e analisar de forma participativa a educação maranhense. A secretária Adjunta de Ensino da Seduc, Régina Galeno, enfoca os seminários como um espaço de articulação e de diálogo para pensar a educação no Maranhão.

“Nestes seminários vamos discutir juntos, professores, segmentos sociais, a exemplo do MST, quilombolas e indígenas, sindicatos ligados às redes estadual e privada de ensino, enfim todos os envolvidos com a educação no Estado, para pensar como enfrentar, coletivamente, os desafios, com a finalidade de melhorar a educação no Maranhão”, disse Régina.

A discussão do sistema educacional contará com a participação de representantes de todos os segmentos da sociedade, professores da rede estadual e municipal, alunos, pais, técnicos, gestores escolares, escolas comunitárias, agências formadoras de educadores, poderes judicial e legislativos estadual e municipal, além d representantes da sociedade civil organizada.

Ao todo serão 19 seminários regionais organizados em três blocos. O próximo encontro será em Caxias, nos dias 23 e 24 de novembro (envolvendo os municípios de Timon, Codó, Pedreiras, Zé Doca e Santa Inês) e nos dias 31 de novembro e 1º de dezembro, em São Luís (atingindo os municípios de Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Rosário, Pinheiro, Bacabal e Viana).

O tema central dos seminários é “Educação: Desafios e Mudanças no Maranhão”, dividido em cinco eixos temáticos: A construção de um Sistema Articulado de Educação no âmbito do Estado do Maranhão; Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação; Construção do Regime de Colaboração entre Sistemas de Ensino – Financiamento da Educação; Inclusão e Diversidade na Educação Básica; e Política de Formação e Valorização Profissional.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo