• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Unidade Prisional de Mata Grande apresenta exposição sobre Quilombos

“Saúde, Cultura e Lazer na Reinclusão Social”. Este é o tema do Projeto de Atividades da Semana da Proclamação da República e Consciência Negra, que será realizado na Unidade Prisional Major Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis, localizada a 218 quilômetros da capital, na região sudeste do estado. O evento acontece nos dias 14 e 16/11, das 7 às 12 horas, período de maior fluxo de visitas na unidade.

A Unidade Prisional Mata Grande, com capacidade para 540 reeducandos, tem sob custódia hoje 558 presos. Do total de presos 304 estão envolvidos em alguma atividade laboral ou educativa nas oficinas de artesanato, serviço de carpinagem, costura em couro, distribuição de alimentação dentro da unidade prisional, manutenção das salas de aulas, serviços gerais, pequenos reparos, horta e jardim, marcenaria, alfabetização, ensino fundamental e médio, reciclagem de aterro sanitário, projeto de reflorestamento, e outros.

De acordo com Raymundo Manoel Macedo Vasconcelos Dias, diretor da unidade, a programação da Semana da Proclamação da República e Consciência Negra está sendo organizada com a colaboração de vários parceiros e pretende atender os reeducandos do regime fechado e semi-aberto, e seus familiares, num trabalho de humanização do sistema carcerário, recuperação dos encarcerados e o seu retorno a sociedade em condições dignas.

“Nosso objetivo é propiciar um tratamento digno ao preso e sua família, através do trabalho, educação, religião e do atendimento de uma forma geral, para o seu retorno a sociedade e, ao mesmo tempo, mostrando a ele que seus familiares estão sendo assistidos pelo estado”.

As atividades envolvem vários setores da unidade prisional – de Produção, Psicologia, Saúde, Educação, Educação Religiosa, Serviço Social -, além do poder público municipal, Ministério Público, Judiciário, SINE, SESI, instituições de ensino, Pastorais da Sobriedade e Carcerária e a sociedade.

Entre as atividades que estão sendo programadas haverá exposição de trabalhos artesanais feitos pelos reeducandos, sorteio de brindes, distribuição de hortaliças cultivadas pelos reeducandos, recreação para os familiares na entrada da unidade prisional com apresentação de palhaço, música e distribuição de brindes, orientação e prevenção sobre o consumo de álcool, cigarro e drogas ilícitas (Pastoral da Sobriedade), atividades de lazer com acadêmicos do Curso de Educação Física da União das Escolas Superiores Sobral Pinto (UESP), confecção de documentos (certidão de nascimento, casamento, auxílio reclusão), atividades de orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e contraceptivos para planejamento familiar, orientação e verificação de hipertensão e diabetes, orientação sobre doenças como hanseníase e tuberculose.

Durante a programação será exibido um filme sobre a vinda dos negros para o Brasil e haverá uma exposição sobre os Quilombos, exposição de alimentos da cultura afro e a promoção de Leitura Prazer-gibiteca.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo