• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Encontro de Comunidades Quilombolas em Itapuã

Quilombolas discutem diretrizes governamentais

Entre as pautas, os Planos de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Quilombolas

“A gente não quer terra pra ficar rico, a gente quer terra pra viver”. Com este apelo, D. Lenira dos Santos, do quilombo Girau Grande, em Maragojipe, resume sua inquietação. Ela teme pelo futuro dos quilombolas diante dos recentes ataques que comprometem o auto-reconhecimento das comunidades, a demarcação e titulação das terras ocupadas e conseqüentemente, avanços relacionados às lutas históricas desta população por melhorias em áreas como saúde, infra-estrutura, meio-ambiente e habitação.

Os anseios de D. Lenira e de representantes de comunidades quilombolas da Bahia serão discutidos amanhã (20), a partir das 14h e na sexta-feira (21), no Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – (EBDA), em Itapuã. Realizado pelo Grupo Intersetorial para Políticas dos Quilombos, que conta com a participação da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (Sepromi), neste Encontro, lideranças dos quilombos irão contribuir para a formulação das diretrizes políticas dos Planos de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Quilombolas.

Participam do Encontro de Comunidades Quilombolas, os secretários de Promoção da Igualdade da Bahia, Luiz Alberto Santos, de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florense e de Saúde, Jorge Solla, além de representantes da coordenação regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). 

Diana Clara Condá – Jornalista (DRT/BA: 2523)

Assessora de Comunicação da Secretaria de Promoção da Igualdade – Sepromi

Tel: (71) 3115-5112 / 5113 / 5118 / 8883-1261

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo